Rumo ao Uruguai!

Uma forma muito agradável de se atravessar a fronteira Argentina – Uruguai é cruzando o Rio da Prata. A companhia responsável pela travessia é a Buquebus, uma empresa que oferece não apenas o transporte, mas também pacotes turísticos para os interessados em combinar a travessia com hospedagem e/ou passeios.

No site há várias opções para a travessia: para Montevidéu (direto ou via Colonia), para Colonia (em barco lento ou rápido) e até Punta del Este (com o trecho Montevidéu-Punta de ônibus). É possível também escolher a classe – primeira, especial ou turista – e se o passageiro deseja ou não transportar seu carro. Os catamarãs são grandes e confortáveis, oferecem cafeteria e free-shop e, melhor dos mundos, pode-se comprar as passagens online com o cartão de crédito (mas depois é necessário retirar os bilhetes no terminal do Buquebus no Puerto Madero).

Com toda essa propaganda, poderia até parecer que estou levando algum para falar bem do Buquebus, não fosse por um sério motivo: êta sitezinho ruim!!! O troço vive fora do ar, é lento até dizer chega, dá erro à beça ao carregar as páginas… Agora mesmo eu queria conferir o nome do catamarã em que viajei, mas quem disse que o site funcionava? Demorei um tempão até conseguir descobrir que foi no Atlantic III…

Amanhã posto as fotos do catamarã no porto e do desembarque dos carros – e continuo a saga… ;-)

Atualizando… As fotos que fiquei devendo!!!

Este é o catamarã Atlantic III, já ancorado no porto de Montevidéu:

img_0303.JPG

E aqui a saída dos carros:

img_0304.JPG

48 Respostas to “Rumo ao Uruguai!”

  1. Daniela Siqueira Says:

    Esse sítio vive mesmo fora do ar… A gente acabou não usando, mas vimos os barcos e os ônibus da Buquebus em todo lugar, e pareceram bonitos (os ônibus, pelo menos, até brilhavam de novinhos). Pode deixar que na próxima faremos!
    Carla, um amigo meu que já foi ao Uruguai há muuuuuuuito tempo disse que pegou um ferry de Montevideo a Buenos Aires durante a noite, que incluía um jantar, e dormiam no barco. Você já ouviu falar, ou ele está viajando? Acho meio perto demais, mas será que tem? Ia ser legal…

  2. Carla Says:

    Daniela, acho que essa viagem que o seu amigo fez não existe mais, não… Bom, pelo menos no site do Buquebus não encontrei nenhuma travessia de Buenos Aires a Montevidéu em ferry – todas são feitas no barco rápido, que leva 3 horas. Devia ser uma viagem interessante, né? E provavelmente levava a noite toda mesmo…

  3. Marcelo Says:

    Carla, estive em BsAs agora no Carnaval e li nos jornais que um senhor havia caído de um dos barcos do Buquebus e acabou morrendo afogado, vc ficou sabendo de alguma coisa? De acordo com o jornal não era a primeira vez havia acontecido.

  4. Carla Says:

    Não, Marcelo, não soube nada a respeito, não… No Carnaval eu estava no Uruguai, e só voltei a Buenos Aires depois. Mas é uma história meio estranha… Nos dois catamarãs em que viajei, os passageiros não tinham acesso a nenhum lugar aberto por onde se pudesse cair na água, e tanto o embarque quanto o desembarque eram feitos por fingers, como nos aviões… Você tem mais detalhes?

  5. Sylvia Says:

    Daniela:
    Fizemos esta viagem de barco em novembro de 1977, saimos de Colonia
    e fomos para BAs de carro( de dia) e creio que não demorou mais do
    que 3/4 horas.
    Carla:
    Ótima tua dica do Facón ! Tinhamos reservado o Meliá, após desistir
    do Ibis.Mandei dois e mails para o Facón, não me responderam então
    fui aos atacadistas e comprei cada duplo por …ACREDITE
    USD 41 com café e todas as taxas e impostos incluidos!
    Comprei em http://www.dilos.com , mas pesquisem todos os atacadistas
    e o proprio hotel antes de fechar negocio pois este mesmo dilos.com ( é sediado na belgica )vende o Ibis BAs pelo dobro do preço do que o site do hotel.

  6. Carla Says:

    Uau, Sylvia, que ótimo negócio, parabéns! Se você tiver tempo, e se gostar do programa, não deixe de tomar um chá da tarde no Marriott, na Plaza San Martin. Custa 31 pesos, dá para 2 pessoas e é uma delícia!!!

  7. Sylvia Says:

    Vou seguir todos os teus passos, Carla.
    Alguem já fez algum programa do Faena? Chá? Café?
    Carla, aonde almoçar perto do hotel logo na chegada?
    ( vamos estar cansados e famintos, nada de frescuras e serviço
    demorado, apenas um lugar legal com comida honesta)
    Podem me confirmar se é o canal fazer refeições em
    Cabaña Las Lilas (PMadero)
    La Brigada ( Recoleta)
    Gracias novamente!

  8. Carla Says:

    Sylvia, o Cabaña Las Lilas é uma delícia, assim como o La Caballeriza, que foi onde eu almocei no primeiro dia, exatamente ao lado do Cabaña, no Puerto Madero – são apenas uns 3 minutos de táxi do hotel. O La Brigada não conheço, mas acho o La Strada do Village Recoleta bem honesto. Quando você quiser ir mais longe, experimente o Campo Bravo, na Calle Baez, em Las Cañitas – recomendo!

  9. cemusa Says:

    Estou indo p/ BA em janeiro. Gostaria de ir p/ Montevidéo no ferry boat. Quem teria informações atualizadas ? Tempo de viagem, datas de embarque, roteiro, etc. Muito Grato.

  10. Carla Says:

    Cemusa, o site da Buquebus (o link está no post acima) tem as informações atualizadas. Mas a travessia não é mais feita de ferry boat, e sim de catamarã.

  11. Luciene Says:

    A mí me gusta saber cuanto es la pasaje del Buenos Aires hasta Montevidéu de ferryboat para el día 05 de mayo de 2008 y volta en 08 de mayo 2008.

    És necesario hacer la reserva ayer?

    Gracias.

    Luciene

  12. Carla Says:

    Luciene, visite o site da Buquebus (o link está no post acima) que lá você consegue todas as informações acerca de preço e disponibilidade.

  13. teresa Says:

    Ja fiz essa viagem pelo Buquebus para Colonia do Sacramento e, fiquei bastante satisfeita com o serviço e com o conforto.Recomendo.

  14. Rosa Bsb Says:

    Carla, o Buquebus tem pontos de vendas em BsAs e Montevideo, nas rodoviárias de Punta e Colônia também. São como lojas da CVC, também vende pacotes, não olhei se vale a pena. Eu cheguei em BsAs e na mesma tarde comprei o passe para Montevidéo para o dia seguinte, em uma loja próxima da Florida, sem burocracia.

  15. Carla Says:

    Eu cheguei a conferir os preços na época, Rosa, por curiosidade… Não achei ruins, mas saía mais em conta organizar sozinha.

  16. Talita Says:

    Olá Carla !! Estou vendo que conhece tudo no Uruguay… estou montando uma viagem para meus pais em Abril e minha mãe quer ir para Montevideo, Punta e dps para BA. Vi a sua sugestão sobre o catamarã e achei ótima para o que eu quero!! Mas, eu vi o preço fica U$219,65 por pessoa. É esse preço mmo? Achei tão caro !!!

    Qual hotel bem bom vc indica em Montevideo… em Punta eles querem ficar no Conrad.

    Muito obriagda pelas dicas!!!

  17. Carla Says:

    Talita, eu amei o Hotel Cala di Volpe, em Montevidéu! Dá uma olhadinha nesse post aqui: http://idasevindas.wordpress.com/2007/03/23/cala-di-volpe

    Quanto ao catamarã, a passagem realmente é cara. Mas você viu esse preço para qual trecho? O trecho Montevidéu / Buenos Aires (em qualquer sentido) é mais caro do que o trecho Colonia del Sacramento / Buenos Aires (também em qualquer sentido).

    Se eles chegarem por Montevidéu e partirem por Buenos Aires, dá pra fazer a travessia de Colonia para Buenos Aires, o que diminui bastante o valor. Aliás, convença os seus pais a passar pelo menos um diazinho em Colonia, Ok? A cidade é um encanto, vale a pena! ;-)

  18. Carla Says:

    Talita, eu simulei uma viagem de Bs.As. a Montevidéu em abril. A viagem de ida no barco rápido direto sai a 221 pesos argentinos, cerca de 73 dólares.

  19. Jaqueline Says:

    Parabéns pelo blog!
    Irei conhecer BA em junho próximo e gostaria de esticar até Colônia.Teria alguma dica já que pretendo utilizar o serviço do buquebus?
    Um abraço.

  20. Carla Says:

    Jaqueline, acho que não tenho nenhuma dica além das que estão aqui no blog, não… Dá uma olhadinha nesse link que você vai encontrar todos os posts sobre Colonia: http://idasevindas.wordpress.com/category/uruguai/colonia-del-sacramento

  21. Marcelo Says:

    Olá Carla. Tudo bem? Eu e minha família estamos planejando ir a Montevideu e BA de carro, nessas férias de julho/08. Se me permite, gostaria usufruir de sua experiencia e tirar algumas duvidas. Passaremos primeiro em Montevideu e de Buquebus iremos a BA. Preciso adquirir os bilhetes para o Buquebus antecipado, ou posso comprar na hora? Se comprar na hora corro o risco de ter de esperar muito na fila devido a época de temporada? Em que momento é conferido a documentação pessoal na fronteira do lado Uruguaio ou do lado Argentino? Obrigado. Marcelo

  22. Carla Says:

    Marcelo, eu nunca fiz essa travessia de carro, então não sei te dizer os detalhes sobre como, onde e quando conferem os documentos… Quanto a adquirir os bilhetes, eu sou partidária de fazer tudo com antecedência, não apenas para não ter o dissabor de não conseguir o que queria, mas também para não ter que me preocupar com essas burocracias durante as férias. De qualquer modo, se você não quiser fazer a compra pelo site do Buquebus, providencie os bilhetes assim que chegar a Montevidéu, para não correr o risco de não conseguir embarcar.

  23. Eduardo Says:

    Em julho, chegarei com a família para turismo em Buenos Aires. Quais as suas dicas, além das publicadas em seu interessante blog, para aproveitar ao máximo 4 dias em Buenos Aires.
    Obs:Incluir programação para crianças, como por exemplo o recomendável Zôo da cidade.

  24. Carla Says:

    Eduardo, minhas dicas são mesmo as que estão aqui no blog… Já não vou a Buenos Aires desde janeiro de 2007 – só devo voltar em julho também… Quanto à programação com crianças, tudo o que me ocorre, além do Jardim Zoológico, claro, é aproveitar os parques da cidade, como os Bosques de Palermo. Mas vá preparado para o frio e agasalhe os pequenos, porque o frio e o vento em Buenos Aires em julho são de lascar…

  25. Eduardo Says:

    Muito obrigado pela resposta e pelas dicas. Espero aproveitar bastante.
    Parabéns pelo blog.
    Boas viagens…

  26. Carla Says:

    Ah, Eduardo, não sei que idade tem as suas crianças, mas preste atenção em umas lojas de brinquedos chamadas El Mundo del Juguete… ;-) Estão por toda Buenos Aires e são uma perdição até para os adultos – imagine para as crianças…

  27. Julia Says:

    Olá!!! Simplesmente amei as suas dicas e estou super animada para a minha viagem que será em Janeiro, pretendo passar 4 dias em BsAs, gostaria de indicação para algum hotel na cidade que tem uma boa localização, pretendo seguir no catamarã até o Uruguai, onde já peguei todas as suas dicas, gostaria de saber tb se nessa época que irei poderei aproveitar alguma praia já que pretendo passar 3 dias no Uruguai.
    Grata!!!!!!!!!!

  28. Carla Says:

    Julia, eu acho que uma boa localização em Bs.As. é a Recoleta – ou o centro, se você ficar próxima à Plaza San Martin.

    Onde você vai ficar no Uruguai? Acho que pegar praia em Montevidéu pode ser um pouco decepcionante, pois as praias são de rio… Mas se você for pra Punta, tudo muda de figura! Janeiro é verão lá, assim como aqui – você consegue aproveitar a praia, sim!

  29. Flavio Franco Says:

    A viagem de BAs para Montevideo dura cerca de 3 horas. Alguem já foi de carro? Acredito que o tempo deve ser bem menor e torna vida mais facil de quem quer conhecer a cidade. As estradas são boas? Dá para passar tranquilamente pela alfândega?

    Se alguem souber responder, eu agradeço.

    abs
    Flávio

  30. Carla Says:

    Flavio, a travessia de carro de Bs.As. a Montevidéu é feita no catamarã também… Não sei se existe um caminho alternativo que seja viável, porque acho que a fronteira terrestre entre Argentina e Uruguai fica longe das capitais…

  31. celia regina Says:

    Eu irei a Punta del Este, já está tudo acertado só que gostaria de fazer o acesso a Buenos Aires pelo Buquebus, como faço para sair do hotel Conrad e chegar até o Buquebus, tenho tb o hotel já reservado em Buenos Aires, mas não sei onde localiza-se o Buquebus em Montevideo ou se tem acesso em Punta del Este, estou preocupada pois já fechei tudo porém esse translado é que descobri queo Conrad pega no Aeroporto e depois leva de volta ao aeroporto e, não ao Buquebus, se puder me ajudar
    agradeço muito

  32. celia regina Says:

    preciso saber como faço para fazer o translado do Conrad em Punta del Este até o Buquebus, preço e mapa
    agradeço a ajuda

  33. Carla Says:

    Célia, a própria Buquebus faz o acesso de Montevidéu a Punta del Este de ônibus. Você pode comprar o seu bilhete de Punta diretamente a Buenos Aires – você toma o ônibus da empresa em Punta, faz a transferência para o catamarã em Montevidéu e segue para Buenos Aires. Dá uma olhadinha no site deles para informações mais detalhadas: http://www.buquebus.com

  34. Regina Mendes Says:

    Carla, nota 10 o Idas e Vindas!
    Querida, você sabe me dizer qual a melhor maneira de ir de Montevideo a Punta del Este sem ser de avião? Há agências em Montevideo que oferecem esse serviço de transfer? Ou o melhor é ir de ônibus? Você indica alguma empresa? Muito obrigada pela informação e mais uma vez parabéns pelo Idas e Vindas.
    Regina Mendes

  35. Carla Says:

    Regina, a melhor forma de ir de Montevidéu a Punta não é mesmo de avião, não… São apenas 130 km, o melhor é ir pela estrada. Eu fui de carro alugado, então não tenho nenhuma indicação de transfer ou empresa de ônibus, mas acredito que ir de ônibus seja facílimo. Fui de Montevidéu a Colonia de ônibus e foi ótimo. Te sugiro entrar no site do Terminal Tres Cruces, de Montevidéu, para fazer a pesquisa: http://www.trescruces.com.uy/innovashop/tc/contents/terminal.jsp?contentid=29322&version=1&channelid=4

  36. Pablo Says:

    Eu gostaria de saber quanto custa uma pssagem para fezer a travessia. E se tem que comprar com antecedencia.

  37. Carla Says:

    Para saber o preço atualizado, Pablo, vá ao site da Buquebus – o link está no corpo do post. Dependendo da data em que você for, acho aconselhável comprar com antecedência, sim.

  38. Berta Says:

    Cara Carla, foi realmente uma alegria encontrar seu blog, tem tudo que eu precisava saber, estamos indo para Montevideo em fevereiro e somos 5 casais ” na melhor idade” enfim voce pode me sugerir se o Atlantic III .que infelizmente so tem um horario( a noite) , em direção a Buenos Aires seria confortavel para nossa idade? e tambem se em Punta seria muito necessario carro? pois vamos passar 2 dias la, nossa estada vai ser rapida porem cheia de duvidas…. ate nosso traslado Montevideo e Punta ficamos em duvida…. Agradeço caso queira me responder.28/11/2008 Salvador – Bahia

  39. Carla Says:

    Berta, a viagem direta de Montevideo a Buenos Aires é muito boa, vocês vão gostar. O catamarã é grande, as poltronas são confortáveis e a navegação pelo rio é bem calma. Além disso, ainda tem uma cafeteria e um free shop pra ajudar a passar o tempo…

    Para ir de Montevidéu a Punta, vocês tanto podem ir de carro quanto de ônibus. Acho que só vale a pena ir de carro se vocês quiserem ir parando ao longo do caminho – caso contrário, acho que a viagem de ônibus é mais tranqüila. Os ônibus partem do Terminal Tres Cruces, em Montevidéu. Pelo site, vocês conseguem descobrir os horários: http://www.trescruces.com.uy

    Quanto ao carro em Punta, eu acho que depende basicamente de dois fatores: onde vocês vão ficar hospedados e onde querem ir passear. Se vocês ficarem hospedados na Península, não vão precisar de carro para quase nada – pode-se caminhar quase todo o tempo, e tomar um táxi se bater um cansaço; para ir mais longe, como ao Casapueblo, por exemplo, pode-se tomar um táxi também. Já se vocês ficarem hospedados mais longe, na Playa Brava, por exemplo, pode ser um transtorno ficar sem carro, além de aumentar bastante a despesa com o táxi.

    Dá uma olhada nos outros posts sobre o Uruguai aqui no blog e, se quiser trocar idéias, é só dizer! ;-)

  40. Regina Says:

    Ola
    Alguem sabe me dizer algo sobre as diferenças de classe no Buquebuis. O site deles fala que Primeira e Especial têm tratamento diferenciado, jornal, etc. mas não consegui descobrir a diferença entre as duas.
    Obrigada

  41. Carla Says:

    Essa resposta eu não sei, Regina, só conheci mesmo a classe Turista… Tenta entrar em contato com a Buquebus via email e perguntar diretamente a eles!

  42. Abrahao Says:

    Pessoal,

    Eu sei que tem muitos posts sobre como ir de MONTEVIDÉO a BUENOS AIRES de Catamarã, mas mesmo assim ainda fiquei na dúvida. Como faço para baratear essa viagem? Não entendi direito como faço para ir por Colonia del Sacramento? Também é de barco? Obrigado!!!

    Muito bom o blog.

  43. Carla Says:

    Abrahão, conforme está claro aqui em cima no texto do post, a ligação entre Colonia e Buenos Aires também é feita de barco. Os preços dos bilhetes estão disponíveis no site da Buquebus (o link também está no corpo do texto). Acredito que a forma mais barata de se ir de Montevidéu a Buenos Aires seja tomar um ônibus de Montevidéu a Colonia e então o barco lento até Buenos Aires.

  44. Luis Fernando Says:

    Antes de tudo… Carla, super parabéns pelo teu blog-site-espaço sideral. Estou planejando uma viagem para o Chile (com direito à bater o ponto em Buenos Aires) e acabei caindo por aqui. Adorei as dicas e a simpatia. Nota 10 pra ti.

    Respondendo à pergunta da Regina sobre os Buquebus… as diferenças são mínimas. Não vale a pena pagar mais para viajar na primeira classe. Rola um espumante numa taça de plástico (argh!) e a cadeira é mais larguinha, mas nada demais. Eu fui na turística e voltei na primeira, pois não haviam mais vagas para o retorno na turística. Agora… Colonia é encantadora. Vale ir até a nado. Respire fundo!

  45. Carla Says:

    Luis Fernando, taça de plástico?!? Ninguém merece… :P Muito obrigada pelo elogio! E concordo que Colonia vale a pena até a nado… :lol: Querendo trocar mais alguma idéia sobre a viagem, apareça!

  46. julio cesar dutra Says:

    quisiera saver cuanto cuestan los pasajes el mas economico y horario de salida de buenos aires estoy en fox de yguazu

  47. Carla Says:

    Julio, para preços de passagens você deve procurar uma agência de viagens ou as companhias aéreas.

  48. Carla Says:

    Queridos, este blog foi desativado e está fechado para comentários. Todos os posts e respectivos comentários foram transferidos para a nova casa do Idas & Vindas, em http://www.idasevindas.com.br . Aguardo lá a sua visita!

Deixe uma resposta

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

