Uma casa muito engraçada

“Era uma casa
Muito engraçada
Não tinha teto
Não tinha nada
Ninguém podia
Entrar nela não
Porque na casa
Não tinha chão
Ninguém podia
Dormir na rede
Porque na casa
Não tinha parede…”

placa.jpg

Foi uma surpresa – e daquelas com gosto de infância! – descobrir que a “casa muito engraçada” da letra de Vinícius de Moraes existe. Os versinhos distraíram as filhas de Vinícius em uma visita ao amigo uruguaio Carlos Paez Vilaró, quando o Casapueblo não passava de um ateliê de lata e madeira, construído por um artista excêntrico (o próprio Vilaró), numa encosta belíssima de Punta Ballena.

mar.jpg 

Hoje em dia, a “casa muito engraçada” abriga não apenas um museu e o ateliê de Vilaró, mas um dos mais belos hotéis da região de Punta del Este. Ah, sim, e já tem teto, chão e paredes… ;-)

casapueblo.jpg

Em uma próxima ocasião, penso até em me hospedar por lá… Vai dizer que o Casapueblo não combina comigo? ;-)

 carla2.jpg

Todos os dias, o Casapueblo abre suas portas para receber turistas interessados em visitar o museu – e ainda mais interessados em ficar para o pôr-do-sol, considerado um dos mais bonitos de Punta. A cerimônia do pôr-do-sol no Casapueblo já se tornou um evento clássico em Punta del Este. Fui conferir, claro, e depois de tão “perseguida pelo mau tempo”, como disse o Riq, eu achei o espetáculo grandioso – imagina, nem choveu!!!

sol.jpg 

Mas… (lá vem ela reclamar!) só o que me incomodou foi justamente o que muitos acham a parte mais emocionante – a tal da gravação do Vilaró dizendo mil e uma coisas preparadas para amolecer o mais empedernido dos corações… Não gosto, assim como não gosto de trilha sonora, de aplausos, de nada que tente “melhorar” a natureza pura e simples do meu pôr-do-sol… ;-)

13 Respostas to “Uma casa muito engraçada”

  1. Diogo Says:

    esse por-do-sol eh priceless!!!!!! tu notou que “a casa muito engracada” nao tem canto? todos os “cantos” sao arredondados…

    bjos,

  2. Arthur Says:

    Parece obra de Miró!

  3. Carla Says:

    É verdade, Diogo, ela é toda “redondinha”… ;-)

    Arthur, as pessoas ficam maravilhadas com a arquitetura mesmo… Ouvi vários comentários tipo “parece Gaudí”, “parece a Grécia”…

  4. Arthur Says:

    Êita, como vcs andam dizendo: “Xô, Alzheimer”! Misturei na minha mente Miró com Gaudí, é Gaudí! Lembra a Casa Milá,em Barcelona. http://en.wikipedia.org/wiki/Antoni_Gaud%C3%AD

  5. Carla Says:

    Tem razão, Arthur, também achei parecida…

  6. Diego Says:

    Carla, mas que azar vc tá dando hein.
    Eu fiquei 10 dias ai no Carnaval e adivinha? Sol todos os dias. Hehe.
    Ah, e a Casa Pueblo é uma coisa de cinema mesmo. Tirei dezenas de fotos nela.

  7. Carla Says:

    Pois é, Diego, eu peguei justamente as chuvas que limparam o tempo pro Carnaval… Fiquei em Punta até o sábado de Carnaval – na 6a. o tempo começou a melhorar, e no sábado abriu um solzão. Aí eu fui pra Montevidéu e lá também peguei tempo bom direto, céu azul, dias limpinhos… Ainda bem, né? ;-)

  8. Daniela Siqueira Says:

    O pôr-do-sol lá é lindo mesmo! (e a gente ainda tem que voltar pra ficar lá – boa essa desculpa, né?) ;-)

  9. Diego Says:

    Carla
    Fiz um post especial pra ti lá no Destemperados. Passa lá depois.
    Bjos

  10. Carla Says:

    Daniela, ficar no Casapueblo não seria demais? Eu estou ficando a cada dia melhor em arranjar desculpas para voltar aos lugares… ;-)

    Diego, acabei de ir lá ver! Estou super hiper lisonjeada!!! Mas não estou conseguindo comentar lá… (Minha Internet continua não muito digna de confiança…) :-(

  11. rose porto Says:

    fui visitar i me apaixonei….valeu

  12. Carla Says:

    Eu também, Rose!

  13. Carla Says:

    Queridos, este blog foi desativado e está fechado para comentários. Todos os posts e respectivos comentários foram transferidos para a nova casa do Idas & Vindas, em http://www.idasevindas.com.br . Aguardo lá a sua visita!

Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

