Viajando no tempo…

Saindo de Carrasco, seguimos pela Ruta Interbalnearia. A intenção era ir parando pelo caminho onde desse vontade, onde o cenário atraísse mais. Mas ao longo do caminho o tempo começou a fechar, e acabamos não parando tanto assim – além de não termos paisagens tão bonitas para ver, não queríamos ser surpreendidos pela chuva antes de chegar a Punta.

Mas eu não queria deixar de parar em Piriápolis… Ouvi falar muito na cidade quando estive no Uruguai pela primeira vez, e tinha curiosidade. Piriápolis é um balneário muito freqüentado pelas famílias uruguaias, mas recebe poucos turistas estrangeiros, talvez até devido à proximidade com Punta del Este. Fizemos então um pequeno desvio de rota para almoçar por lá e dar uma volta na cidade. Fomos até a beira da praia, e lá escolhemos o simpático restaurante La Langosta. Foi um tiro no escuro, mas achamos o restaurante simpático, bem localizado, aconchegante – e decidimos arriscar. Pois comemos um filé de linguado com camarões flambados absolutamente delicioso! Fica então a dica: Rambla de los Argentinos, 1312. Ah, sim, quem escolhe lugares na varanda ou perto das janelas tem direito ao visual desta praia aqui – mas espero que sem as nuvens carregadas…🙂

img_0317.JPG

Apesar do almoço maravilhoso, o que me fará voltar a Piriápolis um dia não será o restaurante La Langosta, e sim o Argentino Hotel, onde eu não me hospedei. Pior: eu nem sabia que ele existia, simplesmente porque nunca tinha cogitado a possibilidade de me hospedar em Piriápolis, tendo Punta del Este a 30 km de distância…

img_0316.JPG

Mas o fato é que esses hotéis de antigamente, com sua arquitetura imponente, seus corredores enormes e pé-direito altíssimo me fascinam de uma maneira inexplicável. Talvez seja pela viagem no tempo que a minha imaginação começa a fazer imediatamente… De qualquer modo, isso não seria excêntrico se eu me fascinasse apenas pelo Copacabana Palace, pelo Quitandinha (que nem funciona mais como hotel…) ou pelo Grande Hotel de Araxá (vale a visita ao blog do Arthur, que esteve lá no Carnaval), mas eu fico encantada até com o Grande Hotel de Atibaia, que só teria a lucrar com alguma restauração…

Então, o Argentino Hotel não é uma dica – na verdade, as críticas que li no Trip Advisor nem são muito animadoras… Mas quando eu leio que o hotel começou a ser construído em 1919, que as famílias iam passar longas temporadas de verão, que as piscinas são de água do mar e que os quartos standard não podem ser modificados porque são patrimônio nacional, quem disse que eu dou bola para o Trip Advisor? Ficou a cisma, pronto – vou ter que voltar…😉

17 Respostas to “Viajando no tempo…”

  1. Rodrigo Says:

    Carla,

    Acho que vou ter de deixar acumular umas postagens para voltar aqui!

    Toda vez que venho ler, no final fica um gosto de quero mais que me deixa ansioso…

    Um abraço

    Rodrigo

  2. Carla Says:

    Opa, não quero deixar ninguém com síndrome de abstinência, não…😉 Pode deixar que hoje mesmo tem mais!

  3. Arthur Says:

    Oi, Carla, valeu a citação. Se esse Argentino Hotel é tudo isso que vc descreveu (e mostrou na foto), inclusive com piscina de água do mar, vale totalmente voltar a Piriápolis e se hospedar lá… Esses hotéis que vc citou eu chamo de “novela de época”…rs, tb curto muito.

  4. sylvia Says:

    Carla, estão acontecendo coisas dificeis de acreditar.
    Na volta de BUE vou te contar em detalhes, e scanear uns documentos
    para te enviar ( mando para onde??)
    Resumindo uma historia ‘loca de boa ‘de contar em detalhes:
    Nossa lua de mel foi em Punta/Pirapolis/Montevideo/Buenos ano: 1977
    Ficamos no ARGENTINO DE PIRIAPOLIS , no CASSINO DE MONTEVIDEO
    e no Romanelli de Buenos cujo endereço é RECONQUISTA 645/49
    INACREDITAVEL !!! Ficamos em dezembro de 1977 no mesmo hotel
    que vamos ficar amanhã , que mudou de nome para FACON GRANDE
    ( tenho a “cuenta” original do hotel em mãos, assim como os
    bilhetes de vapor de Colonia a Bue para te mandar)
    Well, agora já somos amigas de infancia,quase irmãs, só falta eu encontrar a cuenta do Argentino de Piriapolis e combinar de tomar
    um café com vc…
    Saludos

  5. Portal 180° Says:

    Ei, Carla! Aproveito o seu interesse por viagens para te convidar para dar uma passada no Portal 180° (www.portal180.com.br) e conferir nossas dicas de viagem, reportagens especiais, nossa webradio e, ainda, enviar suas melhores fotos para concorrer a prêmios na seção Olho Mágico! Abraço!

  6. Arnaldo FATOS & FOTOS de Viagens Says:

    Tou com uma baita vontade de seguir esse percurso da Carla. Com todo respeito, tá me saindo uma excelente guia Tia Carstela Barros!

  7. Carla Says:

    Arthur, “novela de época” é mesmo a melhor expressão para descrever esses hotéis! E, olha, estou sonhando com essa piscina de água do mar desde que soube que ela existia…😉

    Sylvia, assim eu até começo a acreditar em coincidências! E qual foi a sua impressão sobre o Argentino? Li muito sobre a decadência dele, mas sabe como são os americanos que postam no Trip Advisor, né? Não muito poéticos, como é necessário ser para se apreciar um lugar assim… E adoraria saber as suas impressões sobre o Facón. Disse que o hotel é novo, mas então me enganei… O Hotel Facón Grande pode até ser novo, mas o prédio é antigo – de qualquer modo, está bem reformadinho, sem aquele ranço de coisa velha tão comum no centro de Buenos Aires hoje em dia…

    Arnaldo, ver você seguir um roteirinho meu vai ser um elogio daqueles – afinal, você tem muito mais tarimba do que eu!🙂

  8. sylvia Says:

    Carla:
    Isto foi em 1977 !
    Faz taaaanto tempo… 30 anos !
    Eu me apaixonei pelo predio, me lembrou Aghata Christie
    o que recordo é que os quartos eram enormes e o serviço de
    café da manhã todo em prata ( aquela prata que só tem nos filmes
    e nos museus) e a vista para o mar …
    Quanto ao Facon, certamente manteve apenas a fachada;segundo a
    “cuenta” nosso apartamento era o 705.
    O que me lembro era que estacionavamos nossa Brasilia zerinho(emprestada por uma amiga) bem na frente do hotel e que acordei
    no primeiro dia com um barulho ensurdecedor:estavam demolindo
    ( não implodindo) o predio da frente.
    Uma beleza!! Todo o dia barulhão e poeira.
    Vou escanear o material na volta de Bue.

  9. sylvia Says:

    Carla, já salvei teu endereço, é bom deletar
    para evitar spam.

  10. Carla Says:

    Valeu, Sylvia!

  11. Ricardo Freire Says:

    Em 1980 eu fui com a torcida do Inter ver a final da Libertadores contra o Nacional em Montevidéu. No caminho o ônibus não passou por Punta, mas entrou em Piriápolis, olha só…

  12. sylvia Says:

    Riq , em 80 o presidente do inter era o Asmuz ?
    trabalhei em uma empresa dele nesta época.
    E o Vitorio , presidente atual foi meu colega de aula
    de 1964 a 1972.
    Small world !

  13. Carla Says:

    Uau, ignoraram Punta mas entraram em Piriápolis?!? Inacreditável…😉

  14. Ricardo Freire Says:

    Sylvia, não sei se ainda era o Asmuz… eu era viúva do Ballvé, que tinha sido o presidente no auge dos anos 70🙂

    Carla, era um onibinhos de excursão de torcida — nem sei se o motorista sabia o que estava fazendo…

  15. sylvia Says:

    Carla, chegando de Buenos Aires, queremos agradeçer tuas
    indicações.
    Aproveitamos demais, diversão garantida,
    clima prefeito, e muuuitas compras.
    Todos felizes e querendo voltar o mais rapido possivel.
    Gracias!

  16. Carla Says:

    Sylvia, que bom saber que vocês aproveitaram! Olha que Buenos Aires vicia, hein?😉 A gente já chega em casa querendo voltar…

  17. Carla Says:

    Queridos, este blog foi desativado e está fechado para comentários. Todos os posts e respectivos comentários foram transferidos para a nova casa do Idas & Vindas, em http://www.idasevindas.com.br . Aguardo lá a sua visita!

Deixe uma resposta

