Comidinhas…

O prato mais típico do Uruguai não é exatamente um prato, e sim um sanduíche. Embora os restaurantes uruguaios, assim como os argentinos, sejam famosos pelas parrilladas, o prato uruguaio por excelência é o chivito – ou seja, o “bodinho”. (Hein?!! Como é que o papo estava em parrillada e foi dar em bode?!?😮 )

Calma, calma, sem stress que o chivito só dá bode no nome…😀 Chivo quer dizer “bode” em espanhol – portanto, chivito é o “bodinho”… O sanduichão é equivalente a um bom almoço ou jantar: pão, filé (bovino, tá, gente, não é de bode, não…), ovo, bacon, presunto, queijo, alface e tomate – e ainda vem com batatinhas fritas!!! Alguns (como eu) tem que dividir com alguém pra poder dar conta do recado…

chivito.jpg

Para a sobremesa, dentre as mil e uma opções de dulce de leche à disposição, me encantei com as vaquitas da Lapataia… É um doce de leite sólido, cremosinho por dentro, que lembra o nosso pingo de leite, mas com muito menos açúcar. Os doces Lapataia são fabricados com leite fresquíssimo no Tambo El Sosiego, uma fazenda aberta à visitação, onde se chega pela Parada 45 da Playa Mansa, no caminho para Punta Ballena. Uma delícia, que imagino ser fácil de encontrar apenas em Punta mesmo… Vi doces Lapataia em potes tanto em Montevidéu quanto em Colonia, mas as vaquitas… ficaram só na saudade mesmo!

lapataia.jpg

Foto: Lapataia

31 Respostas to “Comidinhas…”

  1. Ricardo Freire Says:

    Carla, você que é lingüista (ops!) pode facilmente provar que “chivito” e “xistudo” têm a mesma raiz etimológica🙂

  2. Carla Says:

    Não vai ser difícil, não, Comandante… São gêmeos separados no nascimento…😉

  3. Arthur Says:

    Agora fiquei com fome… Ainda mais eu, que se pudesse almoçava às 10:00!

  4. Ernesto Says:

    Parabéns pelo seu niver… Muitas viagens, saúde, e tudo de bom que a vida oferece.

    Ernesto

  5. Emília Says:

    Oi, Carla!
    O chivito me lembrou de algo que comi há pouco tempo, um sanduiche chamado ‘Francesinha’, que é muito típico do Porto. Ele é tão grande quanto o chivito, tendo ainda linguiças, pão pullmann tostado no lugar do francês e um molho de tomate delicioso, gordíssimo e cheio de temperos e outras cositas, cuja receita eles não falam nem sob tortura.
    E doce de leite…sem comentários. Não se esqueça de trazer umas latinhas dele cremoso quando for a BH…

  6. Emília Says:

    Aniversário? Eu perdi a informação em algum lugar do blog?
    Então…parabéns, muito carinho da família e dos amigos (inclusive estes do mundo virtual), muita saúde e viagens!

  7. Carla Says:

    Gente, obrigada pelos parabéns, mas vocês estão um pouquinho adiantados… É só 5a.f….😉

    Emília, o nome desse sanduíche é um eufemismo… tinha que ser “Francesão”! Não sei se isso acontece com vocês, mas eu provo essas comidinhas deliciosas e depois fico sentindo falta, sonhando com o doce de leite que comi no Uruguai, o cheesecake que só tem em Nova York, a torta que provei em Paris – é uma coisa de maluco!😀

  8. Emília Says:

    Hmmm…pain au chocolat em Paris, requeijão mineiro com raspinhas queimadas no meio, lá no Mercadão de BH, tapioquinhas em Maceió…
    Ai, ai, ai, e agora é o doce de leite que não sai da cabeça! (risos)

  9. Jorge Bernardes Says:

    Nem me fale nesse negócio de comer em viagens e ficar com saudade. O legal é acompanhar a vida de todo mundo aqui. Passo na quinta para deixar os parabéns.

  10. Diogo Says:

    Dona Carla, essa dica cairia como uma luva la jum outro blog que eu conheco…nao acha? hehehe…

    Quando tiveres outra dessas, me avisa pra gente postar la, o que tu acha?

    Bjos, saudades do chivitos e panchos uruguaios!

  11. Carla Says:

    Diogo, é verdade, esse post combina muito com um certo blog que eu conheço! Pode deixar que eu aviso quando tiver uma outra dica quente, Ok?

    Jorge, a gente acaba acompanhando a vida de todo mundo mesmo, né? É muito legal – de repente, passamos a ter amigos no Brasil inteiro! Aliás, fora dele também…😉

    Emília, eu estou com esse doce de leite nas idéias há 1 mês… Eu tinha que contagiar alguém!!!😀

  12. Jussara Says:

    Carla, seu blog está muito legal e super gostoso de ler. Parabéns.

  13. Daniela Siqueira Says:

    Ah, o dulce de leche!! Sacanagem, Carla!

  14. Diogo Says:

    O Dulce de Leche Conaprole eh de comer chorando… serio mesmo, sem exagero!

  15. Diogo Says:

    CARLAAA, ENTRA LA NO BLOG PORQUE TEM UMA HOMENAGEM PRA TIIIIIII!! BJOS!!

  16. Marcio Says:

    Nossa esse Dulce de Leche é famoso!!! e a comida no Uruguai [e uma das melhores partes da viagem sem dúvida.

    Linkei seu blog na Janela Laranja tá?

    Bjo!

  17. Carla Says:

    Jussara, obrigada pela visita! Venha me visitar mais vezes!

    Daniela, Diogo, Marcio e todos os fãs do dulce de leche uruguaio: eu não podia sofrer dessa síndrome de abstinência sozinha, né? Reconheço que é maldade deixar todo mundo com água na boca, mas…😉

    Diogo, uau, post pra mim sobre o Aqui está Coco!!! Isso eu tenho que comentar lá!!!🙂

  18. Carla Says:

    Marcio, obrigada pelo link!!! Te linkei aqui também, você viu?

  19. Ricardo Freire Says:

    Conaprole! O doce de leite é ótimo, mas a marca é de matar, não? Deve ser Compañía Nacional de Productores de Leche…

  20. Ernesto Says:

    Bem parabéns hoje!! Mas, pensei que voce tinha publicado que era ontem!

  21. Leandro Says:

    Algo que sempre me deu água na boca e vontade de ir à Punta é o tal do waffle do L’auberge.

  22. Diogo Says:

    Carlinha, mas como assim nao conseguiu comentar??? Que historia eh essa?! Ah nao, agora fiquei ofendido com o servidor…
    Tu merece, e sempre que sugerires outros lugares seras lembrada logo em seguida!!!

  23. Carla Says:

    Riq, é até difícil de lembrar esse nome, “Conaprole” – esquisito demais… Sabe uma marca que eu acho simpaticíssima? “Los Nietitos”…

    Ernesto, obrigada! Mas é só amanhã…😉

    Leandro, não foi dessa vez que fui ao L’Auberge… É tanta comidinha gostosa pra se provar em Punta que é necessário ficar mais tempo que eu, ou voltar várias vezes – ou então fazer como nossos amigos “destemperados”, que não se intimidam…😀

    Diogo, o sevidor de vocês está me boicotando… A caixa de comentários não carrega aqui de jeito nenhum… Assim vai parecer até que eu sou mal-agradecida!

  24. Carla Says:

    Ah, Conaprole = Cooperativa Nacional de Productores de Leche!

  25. Alexandra Says:

    Oi Carla, parabéns pelo seu aniversário, e pelo blog também, que acompanho mas fico nos bastidores. É uma delícia esse blog!!

  26. Carla Says:

    Alexandra, obrigada! E apareça sempre!

  27. Uruguai: Balanço Geral - Alimentação « Idas e Vindas Says:

    […] lanche (chivito ou pizza) com refrigerante na La Pasiva: em média $U70 por […]

  28. Blue Says:

    Carla, me deram um guia de restaurantes de Punta super util, da pra scanear pra colocar ai no blog, vai ser equivalente a 2 fotos.

    Se voce quiser me avisa e mando em jpg pra um email, ok?

    Boa semana
    Blue

  29. Luis Pucciarelli Says:

    Carla : Quando em Uruguay recomenda aos teus amigos comer na parrillada “El Palenque” em mercado del Puerto, pedir vazio com queijo provolone é uma viagem ao pais da gula.
    Lindo o blog
    Luis

  30. Já foi à Punta Del Este? Então vá. | Bbel Blog Says:

    […] Este é que soube o que era chivito. Na verdade é um cheese-tudo gigante. Veja no blog da Carla “Idas e Vindas”, em um post de quase dois anos atrás. O chivito continua o mesmo. VN:Fplease […]

  31. Carla Says:

    Queridos, este blog foi desativado e está fechado para comentários. Todos os posts e respectivos comentários foram transferidos para a nova casa do Idas & Vindas, em http://www.idasevindas.com.br . Aguardo lá a sua visita!

Deixe uma resposta

