Dicas do Uruguai: Balanço Geral – Alimentação

Da próxima vez, eu juro que vou ser mais rigorosa, não apenas nas minhas anotações, mas principalmente nas fotos – marinheira de primeiro blog, sabem como é…😉 Aos que já sabem que vale a pena freqüentar os restaurantes de Buenos Aires, tanto pelo lado gastronômico quanto pelo financeiro, aqui vai a dica: vale continuar o périplo no outro lado do Rio da Prata, nos restaurantes do Uruguai!

Uma noção básica dos preços – para converter rapidamente pesos uruguaios ($U) para reais, basta dividir por 10:

  • 1 garrafa de água mineral 500 ml: $U15
  • 1 café expresso: $U35
  • 1 sorvete de 2 sabores no Freddo ou La Cigale: $U55
  • 1 lanche (chivito ou pizza) com refrigerante na La Pasiva: em média $U70 por pessoa
  • 1 refeição com cerveja ou vinho sem sobremesa: em média $U200 por pessoa
  • 1 caixa de doce de leite em tabletes Lapataia: $U60
  • 1 garrafa de vinho tannat merlot Don Pascual: $U100

chivito.jpg Um chivito da La Pasiva, Punta del Este

lapataia.jpg Os doces de leite Lapataia

Como ficamos pouco tempo em cada cidade, não cheguei a experimentar todos os restaurantes que gostaria, mas alguns dos meus favoritos foram:

  • La Langosta, em Piriápolis, onde experimentei um filé de linguado com camarões flambados delicioso – gastamos cerca de $U290 por pessoa;
  • Virazón, em Punta del Este, um restaurante de cozinha internacional, onde pedimos um ravioli de espinafre com nozes e queijo gorgonzola, e gastamos apenas $U140 por pessoa;
  • Blue Cheese, também em Punta, um restaurante super tradicional na região do Porto, onde escolhemos um filé de brótola com batatinhas, uma delícia – gastamos cerca de $U220 por pessoa;
  • Azzurro, em Montevidéu, o restaurante do Hotel Cala di Volpe. Jantamos um spaghetti com legumes, bebemos medio y medio (estes eram cortesia do hotel aos novos hóspedes), e a conta foi $U95 por pessoa;

img_0547.jpg img_0431.JPG O medio y medio do Azzurro

  • El Peregrino, restaurante especializado em carnes no Mercado del Puerto, onde comemos bifes de lomo macios e suculentos, gastando apenas $U290 por pessoa;

peregrino2.jpg patricia.jpg Uma Patricia para acompanhar as carnes do El Peregrino

  • La Perdiz, um pub-restaurante em Punta Carretas, Montevidéu, onde pedimos sorrentinos al sugo, acompanhados por um ótimo tannat Don Pascual, e pagamos $U170 por pessoa;

img_0540.jpg pascual.jpg A varanda do La Perdiz e um belo tannat

  • El Drugstore, em Colonia del Sacramento, onde pedimos um filé de frango agridoce com legumes grelhados, e gastamos $U130 por pessoa;

img_0609.jpg img_0613.jpg img_0618.jpg El Drugstore

  • El Mesón de la Plaza, também em Colonia, onde um jantar italiano com massa, vinho e sobremesa custou $U180 por pessoa.

img_0670.jpg A varanda coberta do El Mesón de la Plaza

Agora, sim, me despeço do Uruguai – ao menos até a próxima vez…😉

Mas, como no dia seguinte voltamos a Buenos Aires, sigo com a “novelinha” – agora em território porteño…

Atualização: Pensando melhor, antes de prosseguir com Buenos Aires (me empolguei…), ainda vou fazer um balanço geral do roteiro!

52 Respostas to “Dicas do Uruguai: Balanço Geral – Alimentação”

  1. Rosa Says:

    Carla, sensacional…
    Você está dando o roteiro mastigadinho, só vamos ter o trabalho de confirmar o seu bom gosto e aproveitar muito…

  2. Emília Says:

    Estou besta com os preços…tudo me pareceu delicioso e barato!
    Agora…só fiquei com uma dúvida: o que é uma brótola???😛

  3. Carla Says:

    Eu estava mesmo esperando alguém perguntar…😆 Porque eu tive que perguntar no restaurante!!! A brótola é um peixe típico daquela região – peixe de carne branca, uma delícia!

  4. Emília Says:

    Ah, ok…🙂
    Eu também encararia uma brótola numa boa😆

  5. Carmen Says:

    Carla,
    Enhorabuena este es un buen resumen!!!

  6. Carla Says:

    Obrigada, Carmen!🙂

  7. Silvia Says:

    olá Carla!

    Vc gostou de Punta del leste? Estou morrendo de vontade de conhecer esta cidade e gostaria de ter uma noção dos preços. Taxi , bebibas, comidas……………..

    Se puder responder, ficarei agradecidíssima

  8. Carla Says:

    Silvia, eu gostei bastante, sim. Fui em fevereiro, e achei os preços bastante razoáveis, principalmente em termos de comida e bebida. A hospedagem achei um pouco cara em relação ao resto do Uruguai. Quanto ao táxi, não cheguei a ver os preços porque aluguei um carro. No todo, acho que valeu muito a pena!

  9. JOSÉ MÁRIO Says:

    Carla, tenho 3 dias pra curtir o Uruguai….e agora em setembro ainda…
    Minha dúvida é: fico os 3 dias em montevidéu ou dou um pulo em punta?
    Vou neste próximo findi, portanto aguardo ansioso sua dica….valeu!!!

  10. Carla Says:

    José Mário, Punta em setembro não vale a pena, não… É fora de temporada, a cidade fica vazia, muita coisa fechada, e além de tudo faz frio… Se você tiver 3 dias inteiros, eu te sugeriria dar um pulinho em Colonia del Sacramento. Mas se esses 3 dias incluírem o dia da ida e o da volta, então fique só em Montevidéu mesmo. Você vai ter bastante o que fazer por lá!😉

  11. Luziana Says:

    Oi Carla,
    Vc saberia me informar como é Punta em Maio? Queria passar a lua-de-mel lá!
    Desde já agradeço!
    Abraços

  12. Carla Says:

    Luziana, maio é baixa temporada em Punta. Isso significa que os preços são bons, mas a cidade deve estar bem vazia, algumas lojas e restaurantes podem até estar fechados. E provavelmente o tempo não deve estar bom pra praia – o mar lá é sempre gelado, mas nessa época já faz frio mesmo… Se fosse a minha lua-de-mel, eu pensaria em um outro destino…😉

  13. ANDRESSA LOPES FURTADO Says:

    Bom dia Carla! Gostaria de saber a sua opinião: minha família e eu estamos indo dia 21 de dezembro a Montevidéo, passaremos 2 dias por lá e mais 3 dias em Punta, noite de Natal. Ficaremos em Punta no Hotel Oásis e em Montevidéo talvez no Lafayette. Nossa dúvida é quanto ao preço das comidas nessa época do ano e as praias dão para aproveitar? Obrigada!

  14. Vanessa Says:

    Olá Carla. Viajaremos, eu e meu namorado, ao Uruguai em janeiro. Ao olhar os sites de reservas de hotéis e albergues percebi (ou talvez não tenha compreendido bem) que eles não cobram por quartos e sim por pessoas que utilizarão estes quartos. Por exemplo, o quarto de casal custa 50 dólares e com duas pessoas, o dobro!!!Achei muito estranho porque presume-se que se é de casal duas pessoas possam ocupar o mesmo espaço. Creio que poderiam cobrar uma taxa a mais talvez, as não o dobro do preço. É assim mesmo? Desde já agradeço a atenção. Vanessa.

  15. Carla Says:

    Andressa, Montevidéu é uma cidade bastante em conta para nós e isso não deve mudar por ser dezembro, não… Já Punta estará na altíssima temporada na época em que vocês estarão lá – os preços devem estar salgadinhos, sim… Em compensação, deve dar pra aproveitar bem as praias! Eu, pessoalmente, prefiro a Playa Brava (oceânica) à Mansa… Experimente e depois me conta, Ok?😉

    Vanessa, os albergues costumam, sim, cobrar por pessoas, e não por quartos – a razão para isso é que os quartos são coletivos. Mas eu estranhei que você tenha visto esse tipo de cobrança em hotéis… Em nenhum dos sites onde fiz reserva para o Uruguai vi esse tipo de cobrança. Usei o Al Uruguay e o Asia Rooms para reservar a minha hospedagem – fica a dica!😀

  16. Marco Says:

    Prezada Carla,

    Estou indo para Montevideo no carnaval 2008 e gostaria de saber se o hotel Lafayette é um bom lugar para ficar. Gostaria tb que vc indicasse outras possibilidades legais para se hoespedar na capital uruguaia. DEsde já meu muito obrigado !

    Marco

  17. Carla Says:

    Marco, eu não conheço o Hotel Lafayette em si – mas a localização dele é boa, sim!

    Dá uma olhadinha nesse link aqui para ver mais sobre hospedagem no Uruguai: https://idasevindas.wordpress.com/2007/05/23/uruguai-balanco-geral-hospedagem/

  18. Blue Says:

    Obrigado pelas dicas, fiquei 12 dias no Uruguay , e aproveitei todas🙂
    Mas achei que faltou citar o restaurane EL PALENQUE, o melhor da viagem, tem em Punta ( em frente ao Shopping) e tambem em Montevideu no mercado viejo.

    Bj
    blue

  19. Carla Says:

    Blue, eu citei apenas os lugares que visitei pessoalmente – e não fui ao El Palenque… Bom motivo para voltar, não acha?😉

  20. Danielle Says:

    Olá Carla!
    Semana passada estive no Uruguai e levei comigo tuas dicas! Foram todas ótimas! Fomos ao El Mesón de la Plaza, El Peregrino, La Perdiz e Virazón, todos aprovadíssimos e superaram expectativas (único em que não fomos bem atendidos e não atingiu nossas expectativas foi Virazón)!
    Muito legal tua iniciativa! Obrigada por todas as dicas! Caso não tenhas ido, sugiro o Las Brisas, no Conrad, que tem uma relação custo/benefício maravilhosa! =)
    Abraços,
    Danielle

  21. Carla Says:

    Puxa, Danielle, muito obrigada pelo seu comentário! Você não imagina o quanto é legal quando as pessoas vêm dizer que conferiram as dicas, o que gostaram, o que não gostaram… Fico feliz por ter ajudado!😉

    Em relação ao atendimento, às vezes o fator sorte conta mais do que deveria, né? Tanto para o lado positivo quanto para o negativo…

    E sobre o Las Brisas, eu bem que tentei ir… Mas era um dia chuvoso e a espera no Las Brisas estava maior do que a nossa fome podia suportar… Mas eu volto!😀

  22. martins Says:

    Olá Carla…legal suas dicas…estou indo para o uruguai de carro no carnaval….é uma boa ir nesta epoca??..sei que é alta temporada lá..mas sou bastante economica…quanto em dinheiro vc. acha que devo levar??

  23. Carla Says:

    Martins, a quantia de dinheiro que você deve levar depende muito dos seus hábitos, do que você pretende fazer lá, do tipo de lugar que gosta de freqüentar… Eu estava lá (mais especificamente, em Montevidéu) no Carnaval de 2007, então pelos meus gastos acho que dá pra você ter uma idéia do que eram os preços nessa época…

  24. Heloyse Says:

    Carla.. Amei suas dicas.
    Estou indo sozinha pra Montevideo agora, dia 16 (farei um curso lá) e estou com frio na barriga. Mas confesso que já fiquei mais tranquila em conseguir recomendações (principalmente sobre valores).
    Só uma pergunta: ficarei hospedada bem no Centro, na Praça da República… A cidade é muito perigosa para que eu ande sozinha por lá ( à noite, por ex.) ?
    Obrigada!

  25. Carla Says:

    Heloyse, que maravilha essa oportunidade! Sempre dá um friozinho na barriga, mas pode ficar tranqüila – Montevidéu é uma cidade super calma, e o povo é muito amigável e hospitaleiro. Além disso, tenho certeza que praticamente qualquer cidade grande no Brasil é mais perigosa do que ela…🙄 Pode andar sozinha, pode tomar ônibus, não precisa ter medo – mas, claro, siga aquelas recomendações básicas para qualquer lugar do mundo, como não ostentar (nada de jóias chamativas, dinheiro demais na carteira…), não andar sozinha por locais desertos, essas coisas. O maior erro dos brasileiros quando estão no exterior é se descuidar demais – aja com o cuidado que você teria se estivesse no Brasil e pode ficar sossegada!

  26. adilson Says:

    Carla,
    Seu blog já faz parte dos meus favoritos!!!
    Visitei o Uruguai em janeiro e suas dicas foram muito valiosas.
    Em Colônia, jantamos no El Drugstore. Aprovei e indico a todos que visitarão aquela cidade.
    Aliás, uma bela cidade que merece ser visitada tanto por aqueles que vão a Montevidéo quanto para os que visitam Bs As.
    Fui a Montevidéo, fiquei duas noites e rumei para Colônia, onde me hospedei na Posada Del Virrey. Pousamos uma noite em uma das suítes! US$ 125.00 muito bem pagos!
    No dia seguinte rumei à Bs As, pela Buquebus. Depois de mais duas noites em Bs As. (como já conhecíamos, passamos somente para rever alguns locais), voamos para Santiago.
    Reafirmo que suas dicas foram muito proveitosas, Carla.
    Muito Obrigado! Continue assim! Parabéns pelo blog!!!
    Adilson

  27. Carla Says:

    Adilson, muito obrigada mesmo pelo retorno! Puxa, é muito bom não apenas saber que as minhas dicas foram úteis, mas também receber novas dicas para passar a quem mais perguntar…😉

  28. Júlio César Says:

    Carla,tudo bem?
    estou indo ao Uruguai,em Abril,e gostaria de saber qual é o melhor restaurante para se comer carnes,no Mercado del Puerto e no Mercado Viejo, e se dá tempo de eu ir à Colonia do Sacramento?,já que nosso tempo é curto.

    Um abraço.

    Júlio

  29. Carla Says:

    Júlio, o restaurante mais famoso do Mercado del Puerto é o El Palenque, recomendado por praticamente 10 entre 10 guias de turismo. Mas, no dia em que eu fui ao Mercado, o El Palenque estava fechado (!!!) e eu experimentei o El Peregrino. Sinceramente, achei o lugar mais charmoso e mais aconchegante que o Palenque, e não vejo como a comida poderia ser melhor, pois estava maravilhosa!

    Você não me disse quanto tempo pretende ficar em Montevidéu… Mas, para você ter uma idéia, um único dia é suficiente para fazer um bom giro por Colonia. O detalhe é que você leva quase 3 horas para ir de Montevidéu até lá, pelo menos se for de ônibus… Para Montevidéu, uns 2 ou 3 dias bem aproveitados, passeando bastante pela cidade, são suficientes.

  30. sheila Says:

    carla, prazer sheila!!!
    vou para o uruguai depois de amanha, me manda umas dicas por favor, so vou passar 3 dias la e qual o melhor roteiro? please!!!!
    espero sua resposta,
    beijos.

  31. Carla Says:

    Sheila, com 3 dias no Uruguai imagino que você vá ficar em Montevidéu, né? Tudo o que eu sei sobre a cidade está aqui: https://idasevindas.wordpress.com/category/uruguai/montevideu/

  32. Talita Says:

    Olá, Carla!
    Eu e uma turma de pesquisadores iremos para Montevidéo na semana do próximo dia 17 para um congresso. Graças às suas dicas já sabemos onde e o que comer! rs rs rs Porém, queria te fazer mais uma perguntinha: dizem que lá é um ótimo lugar para se comprar artigos em couro. Vc sabe me dizer a média de preços de uma jaqueta de couro por lá?? Ou indicar um nome de loja legal para se visitar?
    Abraços
    Talita

  33. Carla Says:

    Talita, na última vez que estive em Montevidéu era Carnaval, e as lojas estavam fechadas… Mas sei o que o melhor comércio da cidade (onde já tive a oportunidade de comprar um sobretudo maravilhoso por um precinho idem, faz alguns anos) se concentra na Avenida 18 de Julio, no centro da cidade. Imagino que por ali você deve encontrar a sua jaqueta!

  34. Lina Says:

    Talita, estou interessada em conhecer o Uruguay, em Janeiro de 09, uma cidade fronteira com Brasil; gostaria de saber como são gastos com hotéis[diária p/pessoa], baladinhas, restaurantes e alimentação; QUANTO eu tenho que levar em dinheiro para ficar tranquila???? Aproximadamente R$1.000 seria suficiente para passar 1 semana contando com estadia,saídas pela noite ealimentação???? Ficarei muito grata com uma resposta sua.🙂 e as passagens aéreas para lá seria em torno de quanto?

  35. Lina Says:

    Carla ou Talita me ajudem!

    estou interessada em conhecer o Uruguay, em Janeiro de 09, uma cidade fronteira com Brasil; gostaria de saber como são gastos com hotéis[diária p/pessoa], baladinhas, restaurantes e alimentação; QUANTO eu tenho que levar em dinheiro para ficar tranquila???? Aproximadamente R$1.000 seria suficiente para passar 1 semana contando com estadia,saídas pela noite ealimentação???? Ficarei muito grata com uma resposta sua. e as passagens aéreas para lá seria em torno de quanto?

  36. Carla Says:

    Lina, infelizmente eu não conheço nada da região fronteiriça… Tudo o que posso te dizer para ajudar é que os preços certamente são mais em conta do que os de Montevidéu e Punta del Este, mas acho que isso não chega a ajudar muito…

    Para saber os valores de passagens e hotéis, o mais seguro é procurar um bom agente de viagens, Ok?

  37. Márcel Says:

    Olá Carla,

    Uma dúvida: vou viajar à Montevideo e assim que chegar irei para Colonia.
    Vi seu post sobre sua ida para esta cidade via o terminal Tres Cruces. A dúvida é: Para chegar a MVD, pegar um taxi para Tres Cruces e depois o ônibus COT para Colonia, levo qual moeda? e qual a melhor opção e lugar de troca? Dá pra pagar tudo com Cartão de Crédito ou Dólar? Obrigado!

    um abraço!

  38. Carla Says:

    Márcel, acho difícil você conseguir pesos uruguaios ainda aqui no Brasil… A minha sugestão sempre é verificar com o gerente do seu banco daqui se o seu cartão permite saques em caixas automáticos no exterior – assim você saca em moeda local com uma ótima cotação, e sempre há caixas automáticos nos aeroportos.

    De qualquer forma, eu levaria alguns dólares por segurança, para trocar no aeroporto mesmo caso seja necessário. Lembre apenas que essa opção não é muito vantajosa financeiramente, porque o câmbio não costuma ser muito bom, mas quebra o galho… Talvez você possa pagar o ônibus para Colonia com cartão (não me lembro se pode, porque paguei em dinheiro). Sobre táxis no aeroporto, não tenho como te dizer se você conseguiria um daqueles que aceita cartão, porque não estive no aeroporto de Montevidéu da última vez, então não estou atualizada… Mas eu não arriscaria, Ok?😉

  39. Daniel Tenório Says:

    Olá Carla,
    vou viajar em novembro para o Uruguai com um grupo de colegas para um Congresso. Gostaria de tirar algumas dúvidas:
    – Em montevideo é facil encontrar locais que trocam Reais por pesos?
    – Ou so trocam dolares?
    – Existem muitos lugares que aceitam real como pagamento?
    – É necessario ter algum valor em dolares ao chagar no aeroporto de montevideo?
    Agradeço dese de já, e espero ansioso a resposta.
    Abraço

  40. Carla Says:

    Daniel, eu esqueceria a idéia de levar reais para o Uruguai. Você até encontra lugares que façam o câmbio, mas a taxa é tão desfavorável que não vale a pena – é perder dinheiro. Não vi nenhum lugar aceitar real como forma de pagamento.

    Caso você já tenha dólares, leve. Caso não tenha, compre poucos, só por garantia, e veja com o seu banco se o cartão da sua conta permite que você faça saques no exterior em moeda local. Você paga uma taxa, mas a taxa de câmbio é tão boa que vale a pena.

    Eu não aconselho ninguém a usar moeda estrangeira como moeda corrente em nenhum lugar. Pode até ser que aceitem os seus dólares no comércio (não sei se aceitam…), mas a taxa de câmbio sempre será vantajosa para eles, e não para você. Ou seja, caso você não saque moeda local, troque os seus dólares para fazer suas despesas do dia-a-dia.

  41. Daniel Tenório Says:

    Obrigado pelas dicas Carla.

  42. oberdan Says:

    Olá Carla,
    Gostei muito das suas dicas.
    O problema é que pretendo viajar com a família na semana do Natal. hehehehe
    Vou de carro, saio de Porto Alegre pela manhã e a noite estarei em Punta.
    Vou aproveitar as dicas de comida e hospedagem.
    Na volta conto como foi.
    Valeu !!!!

  43. Carla Says:

    Oberdan, lembre que as minhas dicas de hospedagem para Punta são mais de onde não ficar, Ok? Não fiquei muito satisfeita com o meu hotel, embora tenha gostado muito da localização, principalmente para quem está motorizado!

  44. ivan barbosa Says:

    olá carla , irei passar ano novo ( 09 ) em mtv . alguma dica . ? Há banco do´Brasil lá ? E em Colonia ?

  45. Carla Says:

    Ivan, não tenho nenhuma dica específica para o Ano Novo, não… Acho que não tem Banco do Brasil nem em Montevidéu nem em Colonia – mas se o seu cartão da conta for internacional você pode sacar dinheiro em qualquer caixa eletrônico, Ok?

  46. Eduardo Says:

    Bom dia, eu quero levar apenas a nossa moeda(real), é aceito em todos estabelecimentos. O Calculo seria por exemplo: $U180 = R$ 18,00.
    Grato.

  47. Rubens Says:

    Olá Carla

    Vou ao Uruguai em abril, me hospedando em Montevideo.Ficarei por 5 dias. Creio que não é uma boa época para ir a Punta, certo ? Você sabe os custos de taxi em Montevideo ? E para Piriapolis, e Colonia, qual o preço/duração da viagem de ônibus ??

  48. Carla Says:

    Rubens, abril pode ser ou não uma boa época para ir a Punta – depende exclusivamente do que te interessa ver/fazer na cidade. Não é uma boa época para quem busca vida noturna agitada, porque já é fora da alta temporada; mas se o seu interesse é, por exemplo, descanso e boa gastronomia, então abril é até mais indicado do que a alta… Para pegar praia também não me parece ser muito legal – considerando que a temperatura do mar é baixa até mesmo no alto verão…

    Sobre os custos, minhas referências são de praticamente 2 anos atrás, não dá pra levar muito em conta… O táxi em Montevidéu regulava de preço com Buenos Aires – não tenho os valores à mão aqui agora, mas posso te passar mais tarde. Não fui de ônibus para Piriápolis, mas a cidade fica a cerca de 100 km de Montevidéu. Colonia fica a quase 3 horas de ônibus – na época a passagem custou o equivalente a mais ou menos R$ 16. Dá uma olhada no site do Terminal Tres Cruces e você consegue descobrir tudo sobre as viagens de ônibus – companhias, horários, distâncias e preços.

  49. Lais Says:

    Carla,
    Muito obrigada pelas suas dicas! Estão em salvando pq decidi ir para Punta del Este semana que vem e estou na correria.
    Vc disse que alugou um carro lá. Fica melhor o custo alugando um carro do que indo de taxi para os lugares? Ficarei no AWA ou no Mantra. Vc sabe qual é melhor? O Mantra tem jantar incluido a um acrescimo de 30 dollares por dia. Sei que a alimentação lá em Punta é barata, mas será que a locomoção até os restaurantes também é?
    Obrigada pela disponibilidade em atender tanta gente!

  50. Carla Says:

    Lais, me desculpe não ter respondido a tempo para a sua viagem – eu mesma estava fora do país… De qualquer forma, eu não teria sido de grande auxílio, já que a minha experiência em Punta se resume aos 3 dias que passei lá… Sei te dizer que foi um grande negócio alugar o carro, mas não faço a menor idéia se teria sido mais prático ou mais vantajoso usar táxi o tempo todo… Se puder, volte pra contar como foi, Ok?😉

  51. Meire Says:

    Oi Carla,
    Dia 21/03/09 vou pro Uruguai fazer um trabalho pra faculdade(Jornalismo/Mackenzie-SP), gostaria de saber se é fácil trocar reias por peso?
    Obrigada

  52. Carla Says:

    Queridos, este blog foi desativado e está fechado para comentários. Todos os posts e respectivos comentários foram transferidos para a nova casa do Idas & Vindas, em http://www.idasevindas.com.br . Aguardo lá a sua visita!

Deixe uma resposta

