San Telmo e La Boca

Uma volta pelos pontos de visita mais típicos de Buenos Aires obrigatoriamente inclui o bairro de La Boca, onde viviam os imigrantes italianos e, em especial, o Caminito. Esse é um passeio que nunca fiz a pé – não me sinto segura para andar pelo bairro, a não ser nas ruas mais turísticas. Minha sugestão é tomar um táxi e ir direto ao Caminito, de preferência logo cedo, enquanto os ônibus turísticos ainda estão nas redondezas da Plaza de Mayo…😉 O táxi vai te deixar bem aqui:

caminito-1.jpg

Nessa região, é interessante tentar ignorar os souvenirs das lojinhas (que são caros e não valem a pena, de qualquer forma) e procurar imaginar como viviam os imigrantes nas construções de chapa colorida. Algumas das lojas são antigos conventillos (cortiços) restaurados, com um pátio principal que servia de área comum ao habitantes do local, onde as mulheres se reuniam para lavar a roupa e as crianças brincavam…

caminito-2.jpg 

Se for um domingo, a melhor pedida é tomar outro táxi e partir para a Plaza Dorrego, para a Feria de San Telmo, uma feirinha de antigüidades super bacana. Tem muita bugiganga por lá, mas também dá pra descolar um ou outro objeto bem interessante…

42-feira-de-san-telmo.jpg

Continuando o passeio, agora acho que dá pra seguir a pé, não fica muito longe… A idéia é seguir pela Calle Defensa até a Iglesia de Santo Domingo, que fica bem na esquina com a Avenida Belgrano. Essa igreja nem é muito conhecida, mas tem uma história bem curiosa. Ela foi o último ponto de resistência dos argentinos durante a invasão inglesa no século XIX – por esse motivo a rua se chama Defensa, ou seja, defesa. Da Avenida Rivadavia em diante, todas as ruas trocam de nome, e a Calle Defensa se transforma em Reconquista, pois toda essa região teve que ser retomada dos ingleses…

iglesia-de-santo-domingo.jpg

Uma das torres ainda guarda as marcas das balas dos ingleses – e no interior da igreja estão as bandeiras inglesas que foram capturadas durante as batalhas! No pátio há um monumento a Belgrano, onde estão os restos mortais do general.

Seguindo pela Defensa, vale fazer um desvio na Calle Moreno à esquerda, por 2 quadras, para conhecer a Manzana de las Luces, um quarteirão todo restaurado e preservado. É uma idéia interessante dar a volta no quarteirão para observar a arquitetura. Caminhando mais uma quadra, estamos de volta à Plaza de Mayo – ponto bem central de Buenos Aires, e que pode servir de ponto de partida para outros roteiros. Ainda tenho várias outras sugestões – me aguardem!😉

8 Respostas to “San Telmo e La Boca”

  1. Marcio Says:

    Um dos meus programas favoritos é andar pela Feria de San Telmo “garimpando” objetos diferentes e comer por lá tmbém é uma boa opção!

    Bjo

  2. Carla Says:

    Você tem dicas de restaurantes na região, Marcio? Já ouvi falar bem de alguns lugares, mas nunca experimentei…

  3. Mô Gribel Says:

    Os seus posts de Buenos Aires me dão coceira de voltar para lá e ver o que ainda não vi…
    Em San Telmo, eu entrei em um mercado, ultra pé sujo, com um monte de lojinhas de bugigangas.😀
    Porém, em uma birosca eu tive o melhor atendimento da cidade. Comi pão de miga que o dono tirou o presunto e me fez pedir 2 porque 1 só era pouco.
    Depois me fez comer as melhores medialunas, com recheios de creme, divinas, que encontrei em Bs As.
    Valeu pela comidinha, mas muito mais pela simpatia dele.

  4. GiraMundo com Jorge Bernardes Says:

    Carla,

    Eu me recuso a voltar ao Caminito. Aquele lugar é um saco! Eu andei ali em novembro porque viajamos com um casal que nunca havia ido a BsAs, então, topei ir com eles. Só valeu porque fomos a pé ao estádio do Boca Juniors ali pertinho, fomos a pé. Não sei mesmo se dá pra andar muito a pé ali não.

    San Telmo eu achei demais. Que lugar gostoso! Adorei as lojas de LPs e todas as quinquilharias.

    Mônica, eu acho que entrei num mercado bem parecido com sua descrição. Se for onde eu estou pensando, eu também adorei lá.

  5. Carla Says:

    😆 Eu concordo, Jorge, o Caminito é um saco… Demorei 4 anos para ir a La Boca pela primeira vez, mas o pior é que agora já acumulei váaaarias visitas… Bom, esse ano eu escapei!

    Pela descrição de vocês, acho que foi o Mercado de San Telmo que vocês visitaram… San Telmo é demais, né? Eu adoro observar a arquitetura do bairro, restauro mentalmente todos as casas e sobradinhos…😉

  6. Emília Says:

    San Telmo é realmente uma delícia…adoro aquele climinha antigo, um pouco cidade do interior. E eu também acabei entrando em um mercado, mas era do tipo mercado central, com frutas e verduras, que aliás eu adoro, sempre procuro o mercadão de uma cidade que eu visito.
    E gostei muito da Manzana de las Luces, é uma preciosidade no centro.

  7. Leonardo Says:

    sou do estado do espirito santo ( Brasil ) e ainda não fui à argentina mas vou neste verão a misiones e buenos aires.
    Em buenos aires vou ficar em san telmo ou palermo e por isso estava lendo as mensagens, dubreu_es@hotmail.com

  8. Carla Says:

    Queridos, este blog foi desativado e está fechado para comentários. Todos os posts e respectivos comentários foram transferidos para a nova casa do Idas & Vindas, em http://www.idasevindas.com.br . Aguardo lá a sua visita!

Deixe uma resposta

