Próximos passos: Bolívia e Peru

Férias, afinal. Ufa, o cansaço é tanto que não sobrou energia nem para a exclamação, tive que me contentar com o ponto final mesmo…

Estou partindo com uma nobre missão: vou preencher uma lacuna. Culpa do Riq, claro, que em janeiro botou todo mundo pra queimar a mufa pensando nas maiores lacunas nos nossos currículos de viajantes. A maior de todas (o Corcovado de trenzinho – afinal, fica no quintal de casa…) vai esperar mais um pouquinho. Roma também vai ter que ficar para uma outra vez. Mas a hora chegou para Machu Picchu…😉

Agradeço de antemão as dicas e os “causos” do JB, do Beto, da Dani G., da Emília, da Majô e da Meilin. Espero não ter esquecido ninguém… Com base nas dicas e comentários, organizei assim o meu roteiro:

1o. dia, 23/07: Por volta das 11:00 da manhã, vou do Rio para São Paulo. Devo mofar um pouquinho em Guarulhos… No fim da tarde, parto de São Paulo para La Paz, pela TACA, com conexão em Lima. Só chego depois de meia-noite – e alguém ainda acha que a vida de quem viaja é mansa?

2o. dia, 24/07: La Paz. Reconhecimento geral do território, com direito a levar o dia todo para fazer o que, em condições normais de temperatura e pressão, eu faria em 2 ou 3 horas… A idéia é fazer bem pouco esforço e evitar ao máximo o soroche, o mal de altitude. Estou curiosíssima para ir ao Mercado de las Brujas e visitar o Museo de la Coca…

3o.dia, 25/07: Contratei um passeio de dia inteiro na Turisbus para ir a Tiwanaku e ao Valle de la Luna.

4o.dia, 26/07: Pela manhã, vamos de La Paz para Copacabana. À tarde, passeio à Isla del Sol.

5o. dia, 27/07: Manhã em Copacabana; de tarde, cruzamos a fronteira com o Peru e seguimos para Puno.

6o. dia, 28/07: Islas Flotantes.

7o. dia, 29/07: Logo de manhã, voamos de Puno (Juliaca, na verdade) para Cuzco. Reconhecimento geral do território – torço para que dê tempo de visitar o mercado de Pisac nesse mesmo dia…

8o. dia, 30/07: Cuzco.

9o. dia, 31/07: Bate-e-volta a Machu Picchu.

10o. dia, 01/08: Bate-e-volta ao Valle Sagrado.

11o. dia, 02/08: Pela manhã, vamos para Lima.

12o. e 13o. dias, 03 e 04/08: Lima.

14o.dia, 05/08: Volta quase pra casa. Voamos de Lima para São Paulo, vamos ficar num hotel em Guarulhos mesmo e home sweet home só mesmo no dia seguinte… 

O orçamento eu planejei assim:

1. Passagens aéreas:

  • GOL: Rio / São Paulo / Rio – R$ 198,00 (taxas de embarque incluídas) em 6 vezes sem juros;
  • TACA: São Paulo / La Paz // Cuzco / Lima / São Paulo – US$ 589.00 (mais as taxas de embarque) em 6 vezes sem juros.

2. Hospedagem:

  • Bolívia: contratei tudo na Turisbus. A hospedagem (3 noites no Hotel Columbus em La Paz e 1 noite no Rosario del Lago em Copacabana), a viagem de ônibus de La Paz a Copacabana e de Copacabana a Puno, o passeio à Isla del Sol e um city-tour em Copacabana (será que vou ter paciência?), a pouco mais de US$ 150 por pessoa. Êta época boa para se viajar pela América do Sul – muita diversão e pouco gasto…😉
  • Peru: reservei todos os hotéis pela Go2Peru. Consegui uma promoção maravilhosa para pagamento antecipado com cartão de crédito Visa: meus descontos variaram entre 28 e 45%!!! Em Puno, vamos ficar 2 noites no Hotel Conde de Lemos, a US$ 35.00; em Cuzco, 4 noites no Hotel Terra Andina, a US$ 65.00; e em Lima, 3 noites no Hotel León de Oro, a pouco menos de US$ 38.00. Esses valores são para quartos duplos e paguei uma taxa única de US$ 7.50 pela reserva.

3. Transporte:

  • Vôo Lan Peru Juliaca/Cuzco: US$ 95.00 na Enjoy Peru
  • Trem Vistadome Cuzco/Machu Picchu/Cuzco: US$ 113.00 na Peru Rail (reservado pelo site, mas a ser pago em espécie ao retirar os bilhetes na estação de Cuzco)

4. Passeios:

  • Tour a Tiwanaku: US$ 35.00

Não contei no orçamento os ingressos para museus, igrejas, Machu Picchu… No geral, o orçamento estimado para 2 semanas de viagem é de US$ 1300.00 por pessoa. Nada mal, né não? Andei vendo uns pacotinhos anunciados no jornal, de 6 noites no Peru, a pouco mais do que isso…😉

A princípio, devo ficar ausente do blog por cerca de 2 semanas – mas, aparecendo a oportunidade, dou um alô e respondo aos comentários, Ok? Boas férias a todos e até a volta!!!

46 Respostas to “Próximos passos: Bolívia e Peru”

  1. Arnaldo (FATOS & FOTOS de Viagens Says:

    Que tenha uma ótima viagem, produtiva e feliz em TODOS os aspectos. Que suas expectativas excedam com larga margem suas melhores previsões, que a saúde e a paz a acompanhem em todos os momentos, que a saúde seja a maior companheira e as surpresas, apenas agradáveis. Que ao retornar à casa, só encontre alegrias e boas notícias.

    BOA VIAGEM!

  2. Sylvia Says:

    Que belo orçamento Carla !
    Roteiro excelente com um custo-beneficio de dar agua na boca …
    Aguardo ansiosa os relatos das aventuras.
    BOA VIAGEM !!!

  3. Beto Says:

    Tenha uma excelente viagem, Carla. Bjs.

  4. Emília Says:

    Bota orçamento bom nisso!
    E pode ter certeza que a diversão vai ser muita…Peru e Bolívia são um ótimo custo-benefício😀
    Um beijão e aproveita por todos nós!

  5. Carla Says:

    Amigos, muito obrigada pelos votos tão carinhosos! Podem ter certeza de que vocês estarão comigo passo a passo dessa viagem! E quando eu voltar, espero ter muitas e muitas histórias para contar!😀

  6. JB Says:

    Oi Carla,

    Te desejo uma ótima viagem e que aproveite bem o roteiro (muito bem) montado.

    Na volta marcamos mais uma conVnVenção, ok?

    Abraços,

  7. Ronaldo Moraes Says:

    Boa Viagem para você Carla, que saia tudo como o planejado e que você aproveite bastante.

    O Seu orçamento está muito bom, o meu roteiro é meio parecido com o seu, só que ao contrário, estou preferindo fazer a entrada por Lima e quero ficar mais tempo pelo circuito Cusco/Machu Picchu, até porque meus planos são para um roteiro de 10 dias. A Bolívia está fora do meu roteiro. Gostei do seu pulo do gato Puno/Cusco, as pessoas preferem fazer este trecho de trem ou ônibus, dizem que a viagem é linda, mas você preferiu ir até Juliaca e pegar o avião, ganhou um dia. Não gostei muito do seu bate volta Cusco/Machu Picchu, estou me esforçando para passar uma noite em Aguas Calientes e ficar mais um dia em Machu Picchu. Vou ficar aguardando o seu retorno com as novidades.

    Boa Viagem.

  8. Arthur Says:

    Oi Carla, boa viagem! Aproveite bastante, que o tempo esteja ótimo, os lugares também, que dê tudo certo e que os deuses dos andarilhos e viajantes estejam com você!
    Até a volta e ao blog (se puder, tire uma horinha para algum post ao vivo)!

  9. Carla Says:

    JB, você sabe que me inspirei muito na sua viagem… A leitura da Expedição Inca praticamente me convenceu a ir à Bolívia!🙂

    Ronaldo, eu queria mesmo era ir de Puno a Cuzco de trem… Mas o trem só funciona dia sim, dia não, e o meu dia era um dia não. Como as minhas datas não são muito flexíveis, acabei me convencendo de que valeria a pena perder as paisagens para ganhar um dia em Cuzco. Espero que valha a pena – se não valer, outra vez eu volto e faço diferente! Quanto a Machu Picchu, os meus planos iniciais também incluíam uma noite em Aguas Calientes, mas de tanto conversar com pessoas que já foram, acabei optando pelo bate-e-volta – se não for suficiente, mais uma razão pra voltar, né?😉

    Arthur, Deus te ouça! E, olha, sério que se der vou fazer um postzinho ao vivo, sim – nem que seja pra deixar todo mundo com aquela invejinha boa…😆

    Beijos a todos, pessoal, e até a volta!

  10. Claudio Says:

    Valeu por me mostrar o “caminho das pedras” do Peru…Em outubro, estarei lah, gracas as suas preciosas dicas…
    BOA VIAGEM e aproveite toda energia positiva destes lugares, especialmente Machu Picchu…

  11. Lena Says:

    Carla,
    que bom ler finalmente o seu roteiro!!😆 Estava morta de curiosidade… Agora ficou facinho para eu sonhar com a minha😉

    Espero que aproveite muito, faça uma ótima viagem não tenha os tais probleminhas em La Paz!

    Beijos e até 22/08!

  12. Ronaldo Moraes Says:

    Carla, arrumar razão para voltar é sempre muito bom, agora é aguardar a sua volta para ver o que você vai contar.

  13. Diego Dotta Says:

    Tenha uma excelente viagem Carla! Espero que ao completar esta lacuna você descubra muitas outras pelo caminho.

  14. Ernesto Says:

    Boa viagem, e curta bem!

    Esperamos voce em SP na proxima conVVenção.

  15. Carmen Says:

    Carla,
    Boas férias pra você!!!
    Cuando você este en Perú eu estaré en Brasil.
    Tchau.

  16. Majô Says:

    Carlinha,
    Estou aqui para dar um alô, e torcendo para que você aproveite muuuito suas férias planejadas.😉

  17. Ricardo Freire Says:

    Bueeeen viaaaaje! Gente, que planejamento bão! Vai dar tudo certo! Aproveita e depois conta tudo, claaaaro…

    (Aquele “como eu faria” pós-Uruguai foi sensacional…)

  18. Arnaldo - FATOS & FOTOS de Viagens Says:

    Carla, vai postar durante a viagem?

  19. Marcio Says:

    Uma aula de planejamento!!

    Boa viagem!!!

  20. Carla Says:

    Gente, só agora vi tantos comentários aqui! Desculpem estar sumida durante a viagem, só agora arrumei um intervalinho… Assim que eu chegar em casa, semana que vem, vou fazer uns posts bem legais, prometo – e no final, vai ter ‘como eu faria’, viu, Riq?😉

  21. Emília Says:

    Carla, beijão e aproveita muito! Tô super curiosa para ver o que achou de tudo…até mais!😀

  22. Ernesto Says:

    Estamos esperando as fotos e os coments!

    Bem vinda!!

  23. Arnaldo - FATOS & FOTOS de Viagens Says:

    Eu estou muito curioso sobre sua matéria pois como sempre são bem extensos, profundos no conteúdo, pode ser que mudem minha completa falta de vontade de conhecer esses lugares.

  24. JB Says:

    Carla, Estamos aguardando ansiosamente suas impressões. Pode reservar um tempinho para mais uma conVnVenção assim que vc chegar.

  25. Emília Says:

    Espero que tenha chegado bem em casa e muito satisfeita😀
    Nos mande notícias!

  26. Arnaldo - FATOS & FOTOS de Viagens Says:

    Carla, me permite dar uma sugestão pra enriquecer o seu já rico blog? Por que vc. não cria um álbum de fotos na Internet, no Flickr, por exemplo, pra colocoar algumas fotos de cada uma de suas viagens, de maneira a que as mesmas não carreguem tanto o blog, mas que as suas matérias possam ser ilustradas com mais riqueza de fotos?

  27. Arthur Says:

    Oi Carla, bem-vinda de volta e parabéns pelos 20 mil acessos!
    PS.: aguardamos o relatório completo da viagem!

  28. Mô Gribel Says:

    Carla,
    Tenho uns trechos vencendo, pensei em marcar Lima e mal posso esperar para ver as fotos e me animar!

  29. Carla Says:

    Pessoal, agora sim estou de volta de verdade, com calma e tempo para responder a todos – ufa, e depois dizem que a vida de viajante é mansa…😉

    Emília, Ernesto, Arnaldo, JB, Arthur e Mô: obrigada pelas boas-vindas e pela expectativa quanto às minhas histórias! Tenho um monte de novidades pra contar, e fiz muitas e muitas fotos. Mal posso esperar pra botar mãos à obra!

    Arnaldo, vou aceitar a sua sugestão quanto ao álbum na Internet! Faz tempo que estou pensando em organizar as minhas fotos online – só não o fiz antes porque fui protelando, protelando… Mas o blog é uma motivação e tanto!

    Mô, se você vai marcar Lima, se planeje para ir até Cusco e Machu Picchu – Lima sozinha acho que não vale tanto a pena, não…

  30. Carla Says:

    JB, vamos começar a agitar o pessoal para a 3a. ConVnVenção do Rio!

    Arnaldo, se você se divertir lendo os meus relatos eu já vou ficar super feliz – mesmo que você não tenha vontade de seguir os meus passos…😉 As nossas escolhas de destinos são sempre tão emocionais, né? Acho fascinante pensar sobre o que nos leva a escolher visitar um lugar e não outro – nunca chego a conclusões definitivas, mas a cada vez mais me convenço de que as razões são do coração, e não do intelecto…

  31. Arnaldo - FATOS & FOTOS de Viagens Says:

    Carla, nada como fazermos aquilo que gostamos e queremos e que apenas BOAS sugestões levemos em conta ao nos decidirmos por viajarmos a um determinado destino.

    Como lhe disse lá no posto dos 20000 acessos, escrever sobre nossas viagens e compartilhá-las, especialmente quando se faz isso bem, como você – com dedicação extrema à qualidade e correção – de certo que motiva e desembaça a visão de qualquer pessoa que eventualmente tenha algum preconceito sobre algum destino. E foi isso, sem mais nem menos, que exatamente eu quis dizer: tenho certeza de que lendo seus relatos e vendo suas fotos (vc deveria avaliar a possibilidade de fazer um álbum externo tipo “flickr”) todos terão, especialmente eu, compreendido os detinos relatados por vc. com um olhar novo, diferente e menos parcial.

    Blogs bem feitos como o seu e todos os demais que estão lá relacionados no “blog roll” do RIQ VnV FREIRE são melhores do que quaisquer revistas de turismo!

  32. Arnaldo - FATOS & FOTOS de Viagens Says:

    Carla, a respeito do Flickr, vc pode fazer seus álbuns gratuitamente, com alguma limitação ou, se preferir, tornar-se “pro”, pagando algo em torno de 20 dólares por ano para colocar uma quantidade de fotos que nem eu nem você juntos conseguiríamos atingir.

    Se optar por este, fico à sua disposição para dirimir dúvidas, caso as venha a ter. Minha recomendação inicial é que use o “Flickr up loader”, uma ferramenta sensasional que vc baixa da página do Flickr e que facilita extremamente o envio de fotos sobre todos os aspetos. Fundiona como um programa que fica instalado no seu computador e na hora de enviar suas fotos, estando conectada à Internet, vc ali mesmo nomeia e cria um novo álbum, além de selecionar diretamente do seu arquivo as que pretende subir para o álbum. Mas a mais importante dela é a seguinte: o programa mesmo tem uma programação que ele usará como “default”, a qual você define, para que ele faça a subida das fotos no tamanho que vc determinar, independendemente de o original ser maior. Ele mesmo automaticamente redimenciona, o que evita ter esse trabalho de pós processamento. Isso é importante para que vc não ocupe espaço desnecessário em sua conta e também porque mais do que 1200 x 1200 é ruim de ver na tela do computador.

    Bem, se precisar de dica, estou às ordens.

  33. Carla Says:

    Arnaldo, super obrigada pelas dicas! Vou experimentar o Flickr, sim! E se precisar trocar idéias, vou te perguntar, Ok?

  34. ja Says:

    Carla, tudo bem? Aproveitando nova visita por aqui, pergunto-lhe se já reservou algum hotel pelo AsiaRooms e se teve alguma dificuldade ou problema, ou seja, se o site é confiável? Mais uma vez, obrigada. Ja

  35. Carla Says:

    Ja, eu reservei o Radisson de Colonia del Sacramento com eles. Aliás, não só reservei como precisei trocar a data da reserva depois! E o Asia Rooms foi nota dez – mandei um email explicando que precisaria adiar a viagem e eles conseguiram trocar a data no hotel para mim sem que eu pagasse um único dólar pela troca. Sem falar que os preços deles costumam ser muito bons – eu recomendo, sim!

  36. ja Says:

    Carla,

    segui sua dica e reservei o Cala di Volpe pelo Asia. Fiquei ansiosa para conhecer esse hotel, em razão do seu relato.

    Alguma dica especial de restaurante em Montevideo?

    Pretendo visitar também Colonia e vou aproveitar suas dicas.

    Obrigada!!!

    Até…Ja

  37. Carla Says:

    Ja, espero que você AME o Cala di Volpe tanto quanto eu!!! Você conseguiu um bom preço pelo Asia Rooms?

    Em termos de restaurantes, o próprio restaurante do Cala di Volpe é super gostoso, o Azzurro – experimentamos no dia em que chegamos e acabamos repetindo a dose depois, de tanto que gostamos! Há também um pub-restaurante bem ali na vizinhança, dá pra ir a pé, chamado La Perdiz. No Mercado del Puerto, me encantei pelo El Peregrino. Fiquei com pena de não ter tido tempo de experimentar outros… Ah, no Shopping Punta Carretas tem uma sorveteria que é uma delícia, a La Cigale. Aproveite bastante!!!😀

  38. ja Says:

    Carla:

    infelizmente, o Cala di Volpe já estava lotado. Vai ficar pra próxima. O preço do Asia era o melhor de todos. A tarifa variava de 65 a 71 dólares, dependendo do dia. Também seguindo suas dicas, vou ficar no Centro, no Lafayette e depois te digo o que achei. Super obrigada pelas indicações dos restaurantes. Um grande abraço, Ja.

  39. Carla Says:

    Lafayette em Montevidéu, Ja? Ou em Buenos Aires?

    Que pena pelo Cala di Volpe…

  40. ja Says:

    Sim, em Montevideo, no Centro. Onde vc ficou no Centro?

  41. Carla Says:

    Ja, o único lugar em que me hospedei no centro de Montevidéu foi o Albergue da Hostelling International, e lá se vai tempo…😉 Mas a localização era muito boa, na Canelones, a 3 quadras da 18 de Julio!

  42. Delícias do lago… « Idas e Vindas Says:

    […] da manhã, meia-pensão ou pensão completa. Tive uma surpresa daquelas ao descobrir que o preço mais do que em conta que estávamos pagando incluía também o almoço e o jantar!!! Normalmente eu não teria feito essa […]

  43. Ana Says:

    Olá, estou louca para ver os comentarios da viagem bolivia e peru, estou pretendendo fazer esse roteiro no proximo ano, em julho estive em montevideo, fiquei no calia de volpe e realmente é otimo, já o restaurante do hotel achei que deixou muito a desejar no atendimento ( funcionario demais e serviço de menos, então eles ficavam conversando entre si e esqueciam de atender os cliente) já a parrilhada no mercado é deliciosa algo que não tem como descrever, mas aconselho irem no el palenque e comer no balcão que é algo assim indescritivel…….

  44. Carla Says:

    Que chato, Ana! Mas essa questão de atendimento é sempre meio relativa, né? Às vezes damos azar de um dia o serviço em algum lugar não estar bom, o que nem sempre quer dizer que o atendimento ali seja sempre ruim… Digo isso só porque eu fui muito bem atendida no restaurante do Cala di Volpe, tanto que voltei a jantar ali…😉

    Sobre a Bolívia e o Peru, não deixe de ler os comentários dos posta, Ok? Algumas coisas mudaram desde meados do ano passado, quando estive por lá, e os comentários atualizam as informações.

  45. Ana Says:

    É já to dando uma olhada no site e encontrei muita coisa interresante, quando fui para montevideo o seu blog me ajudou muito no roteiro, desde já agradeço, porque foi uma viagem excelente.

  46. Carla Says:

    Queridos, este blog foi desativado e está fechado para comentários. Todos os posts e respectivos comentários foram transferidos para a nova casa do Idas & Vindas, em http://www.idasevindas.com.br . Aguardo lá a sua visita!

Deixe uma resposta

