Um passeio por La Paz – I

Minha curta estada em La Paz não foi mais do que um passeio – e, como seria impossível ter uma noção mais do que superficial da cidade em tão pouco tempo, procurei apenas me deixar levar e absorver o máximo que pudesse das cores, cheiros e sons paceños.  E não vi pela janelinha, não! Fizemos o city-tour pela manhã, mas à tarde voltamos por nossa conta para sentir a cidade mais de perto… 😉

Um dos primeiros lugares que visitamos foi a Calle Jaen, preservada tal como era na época colonial. Todo o calçamento é original, e os edifícios são mantidos impecáveis – hoje em dia, praticamente todos são sedes de museus, como o Museo de Metales Preciosos, o Museo del Litoral Boliviano, o Museo Costumbrista e outros.

img_0985.jpg

Aqui La Paz já começa a dar uma amostrinha do seu gosto pelas cores:

img_0990.jpg

Visitamos o Museo de Metales Preciosos e seguimos o nosso caminho rumo à Plaza Murillo, a praça central de La Paz. Não pude deixar de observar que os ônibus antigos (adoro!) contribuem para deixar a cidade ainda mais alegre – há de todas as cores, e eu até tentei fotografar vários, mas só esse azulzinho saiu bem na foto… 😆

img_1009.jpg

Chegamos, então, à Plaza Murillo. No centro de La Paz, praticamente todos os caminhos levam a ela – sempre que se desce uma rua, é na direção da praça que se vai. E ela se revela assim, de sopetão, majestosa, imponente, linda na sua mistura de Europa e América: arquitetura colonial, povo indígena e turistas de todo o mundo buscando histórias pra contar… 😉

img_0982.jpg 

16 Respostas to “Um passeio por La Paz – I”

  1. Mari Campos Says:

    Carla, essas fotos servem para comprovar, mais uma vez, sua teoria de que a paz é colorida!!! 🙂

  2. Emília Says:

    Que bom ver um outro lado de La Paz…eu amei esta Calle Jaen, tudo muito bem preservado!
    Eu não tive muitas oportunidades de caminhar em La Paz, mas a minha impressão é reforçada pelas tuas fotos: muita tranqüilidade, nada de multidões, um bom lugar só para bater perna…

  3. Carla Says:

    Pois é, Mari, acho que estou conseguindo provar a minha tese… 😉

    Emília, eu até que vi multidões, principalmente nas ruas mais estreitas, e onde há muitos vendedores ambulantes – mas sem confusão! Isso me agradou muito!

  4. Arnaldo - FATOS & FOTOS de Viagens Says:

    Como sempre, ótimo texto. Mas desta vez a qualidade das fotos acompanhou a dos textos. Gostei muito da segunda foto, de cima pra baixo, e do ônibus micro, que me lembrou uma época em que exitiam os “Lotações” no Rio de Janeiro. Os dias claros e ensolarados ajudam em qualquer viagem.

  5. Carla Says:

    Arnaldo, obrigada pelo elogio às fotos!!! Ganhei o dia… 😳 Estou me dedicando e procurando melhorar sempre!

  6. GiraMundo com Jorge Bernardes Says:

    Hoje fui almoçar com uma colega de trabalho que acabou de fazer essa viagem de mochila e ela comentava sobre La Paz e tal e eu comentava e tal e ela deve ter achado que eu já havia estado lá, mas é que eu conheci aqui no blog….

    E olha, pela descrição dela, La Paz fica algo parecido com o que eu imagino ser o Congo, as suas fotos mostram uma cidade interessante, colorida… nunca imaginei…

  7. Carla Says:

    Jorge, La Paz tem algo parecido com o que eu também imagino que seja o Congo… 😆 Mas eu adorei descobrir esse lado diferente, bonito, acolhedor – é bom quando os lugares revelam o que a gente não esperava, né?

  8. Majô Says:

    Carla, estes lotações são incríveis, não sei os carros melhoraram, mas os taxis eram caquéticos, todos ! 😉

  9. Arthur Says:

    Museu do Litoral Boliviano??? Esse litoral deve ser vizinho ao litoral de Minas Gerais… 😆

  10. Carla Says:

    Arthur: 😆 Eu sabia que a minha deixa não ia ficar sem resposta… 😆

  11. Carla Says:

    Majô, os táxis devem ter melhorado, sim. Não peguei nenhum que estivesse caindo aos pedaços, estavam todos dentro dos meus padrões básicos de qualidade…

  12. Carmen Says:

    Carla,

    Qué foto más bonita la de la rua de colores!. Tiene ese sello suyo que tanto me gosto. La mirada curiosa hacia una rua cualquiera. Me parece muito interesante.
    Observo, además, que as pessoas van muito abrigadas. ¿Hacia frío?.

  13. Carla Says:

    Carmen, fazia bastante frio, sim… Durante o dia, com sol, não se sentia muito, mas este inverno foi bastante rigoroso naquela região!

  14. LAGOA DA PRATA- MG PAULO ROBERTO BERNARDES Says:

    HOLA A TDOS , É MEU SONHO CONHECER O PARAÍSO, QUE CHAMA , LA PAZ, TIWANACO Y LAGO TITIKAKA,
    NOS MEUS PLANOS ACREDITO QUE EM DEZEMBRO DE 2008, ESTAREI REALIZANDO ESTE SONHO.
    JA CONECTEI MEUS AMIGOS QUE VIVEM EM ZARAGOZA , NA ESPANHA QUE SÃO DE LA PAZ, EM DEZEMBRO DE 2008 ELES ESTARÃO LA E EU también.
    LAGOA DA PRATA -MG
    paullobernardes@hotmail.com

  15. Carla Says:

    Boa sorte com os planos de viagem, Paulo, os lugares são realmente lindíssimos!

  16. Carla Says:

    Queridos, este blog foi desativado e está fechado para comentários. Todos os posts e respectivos comentários foram transferidos para a nova casa do Idas & Vindas, em http://www.idasevindas.com.br . Aguardo lá a sua visita!

Deixe um comentário

