Um passeio por La Paz – II

O principal mérito do nosso city-tour foi a economia de tempo – algo que só me aparece como uma vantagem porque não tínhamos como recuperar o dia perdido em Guarulhos, e precisávamos aproveitar cada minutinho do dia que nos restava em La Paz. Vimos em uma manhã o que provavelmente levaríamos o dia todo por conta própria – e ainda nos vimos com uma tarde inteirinha nas mãos para percorrer a cidade por nossa conta. Ok, eu sei que uma tarde é pouco, que um dia é pouco – mas não dá pra ficar se lamentando, né?

Fomos direto para o Mercado de las Brujas, o lugar certo para todos os que desejam ficar ricos, se livrar do chefe, conquistar um marido ou lançar um feitiço sobre um desafeto… Eu? Bem, eu só queria xeretar mesmo… 😉 Estava super curiosa para ver se esse mercado seria parecido com os nossos mercados populares, onde também se encontra até o que não se sabia que existia… 

O táxi nos deixou bem em frente ao mercado:

img_0995.jpg

Lá dentro, uma profusão de potinhos, ervinhas e amuletos de toda sorte:

img_0991.jpg

Como ainda não cheguei ao ponto de acreditar que um amuleto poderia me trazer riqueza, inteligência (ou um marido! 😆 ), seguimos adiante pela Calle Linares, repleta de lojinhas de artesanato:

img_0999.jpg

Nessa mesma rua fica o Museo de la Coca – que, por incrível que pareça, é muito pouco conhecido em La Paz! Comentei com a recepcionista do hotel, perguntei ao motorista de táxi, e ninguém conhecia… 😦 Como eu tinha visto várias recomendações em sites sobre La Paz, e tinha o endereço, estava disposta a procurar. Mas não foi necessário: encontramos o museu por acaso enquanto nos divertíamos nas lojinhas de artesanato. A entrada fica aqui, em meio às lojinhas dessa galeria, na Calle Linares 960:

img_1003.jpg

E logo se chega à entrada do museu:

img_1002.jpg

A visita é muito interessante: vários painéis de fotos contam a história das folhas de coca, a tradição andina de mascar as folhas, a relevância cultural desse rito e, claro, o momento em que a tradição descambou para a produção e consumo de cocaína. Instrutivo e divertido a um só tempo – recomendo!

Quando terminamos a visita, ainda demos uma voltinha pelas ladeiras do centro de La Paz, mas já era hora de tomar um táxi de volta ao hotel, descansar um pouco e escolher um bom restaurante para jantar… 😀

13 Respostas to “Um passeio por La Paz – II”

  1. Arnaldo - FATOS & FOTOS de Viagens Says:

    BACANA esse lugar! Gostei das lojinhas..

  2. Mari Campos Says:

    Lindo post! E que lojinhas tentadoras 😆 😆 😆

  3. Carla Says:

    Pois é, não tem como não gostar das lojinhas de La Paz… É tudo tão colorido, tão convidativo, tão tentador… 😉

  4. Chris Pessoa Says:

    Menina, que mercado poderoso esse Mercado de las Brujas. Mas eu tb teria passado direto. :-)))
    Também achei muito interessante o Museo de La Coca. Dá o endereço pra gente, vai? :-))))
    Bjo!

  5. Chris Pessoa Says:

    Ah, que tonta… o endereço já tá lá. Desculpaê…. :-)))))

  6. Marcio Says:

    Ummmm lojinhas interessantes !! Essas cores num slide!!! Vou ter que ir pra La Paz!!

    Bjo!!

  7. Carla Says:

    Marcio, se eu já quase surtei com as cores, e sou totalmente amadora com uma câmera na mão, imagino você!!! Vai, sim, que vale a pena! 😉

  8. Carmen Says:

    Carla,

    Eu tenho uma prima que está casada con un médico peruano y vive en Lima.
    Ella toma mucha coca, en pastillas, chás, caramelos cuando ha de ir a un lugar donde hay mucha altura. Dice que va bien para combatir el “mal de altura”.
    Es una tradición de los pueblos andinos. Seguro que también tiene una explicación científica.

    ¿Qué tal la comida? ¿Buena como en Brasil?

  9. Carla Says:

    Carmen, eu achei a comida uma delícia, tanto na Bolívia quanto no Peru – e me lembrou a comida brasileira, sim, na quantidade de legumes e verduras e nos temperos, com alho e cebola caprichados…

  10. Meilin Says:

    Irresistível esse Mercado de las Brujas, eu a-do-ro uma macumbinha local, acho que sempre traz sorte, né? Belas fotos, Carla, parabéns 😀

  11. eduerdo Says:

    es increible el museo de coca soy de lapaz vivo en brasil desde 1997 y nunca escuche . felisidades por la pajina es muy buena alla todo es lindo y hermoso pues los recomiendo la isla del sol la isla de la luna . parabeens!

  12. Carla Says:

    Ôpa, então eu estou dando uma dica de turismo em La Paz a um boliviano?! 😉

  13. Carla Says:

    Queridos, este blog foi desativado e está fechado para comentários. Todos os posts e respectivos comentários foram transferidos para a nova casa do Idas & Vindas, em http://www.idasevindas.com.br . Aguardo lá a sua visita!

Deixe um comentário

