Neve?!?

Foi uma surpresa!!! Acordamos bem cedinho para seguir viagem para Copacabana e a paisagem que vimos do lado de fora do hotel em nada lembrava o colorido do dia anterior. Nessa manhã de frio, La Paz estava branquinha, branquinha:

img_1012.JPG

Foram 30 cm de neve ao longo da noite, algo tão inesperado para nós quanto para os moradores da cidade. Apesar do frio intenso, não é comum nevar em La Paz propriamente dita. A bem dizer, por conta do aquecimento global, até mesmo o Nevado Chacaltaya, a estação de esqui mais alta do mundo (claro… 😉 ) vinha perdendo neve continuamente nos últimos anos, a ponto de não servir mais para a prática do esporte. Depois das neves de 2007, parece que o processo se tornou mais lento, felizmente.

Para os paceños, entretanto, mais do que para os turistas, o frio que fez este ano é um estorvo – a população em geral é muito pobre, a maioria das casas não conta com aquecimento… Apesar de deixar a paisagem linda, a neve atrapalha os mercados ao ar livre, o transporte – e para um povo que depende tanto do comércio e do transporte público, realmente a rotina fica difícil…

Quando pegamos a estrada vimos que por ali também a neve poderia causar transtornos – as pistas estavam muito molhadas, escorregadias e, nos trechos menos conservados, cheias de buracos como em boa parte das estradas brasileiras… 😛 (Mas no geral eu me surpreendi com as estradas bolivianas: a maioria das estradas que liga os locais turísticos está pavimentada, ou seja, a Bolívia está se preparando direitinho para o aumento do fluxo turístico que eles merecem receber…)

img_1018.JPG

Alguém consegue resistir a fazer uma bolinha nessa neve tão branquinha? Eu não, apesar de quase ter congelado as mãos… 😉

img_1016.JPG

27 Respostas to “Neve?!?”

  1. Diogo Says:

    Que show Carla!!!

    Viagem completa, hein?!

    Tava vendo os teus relatos de Bs As e acho que estive agora lá em lugares que tu não conhece, né? Bom, fica a dica pra próxima trip pra lá então 🙂

    Bjo

  2. Carla Says:

    Diogo, embora as pessoas achem o contrário, tem mais de um milhão de lugares em Bs.As. que eu não conheço… 😉 É por isso que estou sempre voltando, pra tentar dar conta de ir aos lugares novos e ao mesmo tempo matar a saudade dos antigos!

  3. Diogo Says:

    Carla, te digo sem pestanejar que eu moraria em Palermo! Acho que deves sim dar uma nova chance à ela!

    Aquelas construções antiquíssimas contrastando com lojas de marcas super famosas, as lojinhas com o style argentino de ser, que são tão boas e tão bem ornamentadas quanto, e os restaurantes… nossa!!!

    Caminhar por ali durante o dia é maravilhoso, e de noite, é nova-iorquino, de tantas opções cool.

    Parafraseando o Riq: Lá, hoje em dia, é o lugar para se estar!

    Bjos

  4. Rosa Says:

    Carla, que show!!!!!!!!!
    Estou convencida: Bolívia e Peru 2008!!!!!!!!!!
    Se der essa sorte e tiver neve, puxa vida, tudo de bom…

  5. Carla baiana Says:

    Oi xará! Adorei o blog, as fotos, tudo. Vou voltar pra visitar mais vezes.
    Beijos!

  6. Chris Pessoa Says:

    Que legal! Eu adorei quando nevou aqui em Bs As e nem chegou perto de se parecer com essa que vc viu em La Paz.´Neve é linda!

  7. Says:

    Carla, minha relação com a neve é de amor e ódio.

    É complicado para dirigir, é uma meleca danada quando começa a derreter, tirar a neve do carro para poder dirigir (numa temperatura de -20C) é um saco, etc.. No entanto, nós aqui, incluindo os americanos, durante todo o inverno, ficamos torcendo para nevar. Consultamos todas as previsões de tempo (internet e televisão) para ver quando vai nevar. É loucura. Mas fazemos isso por uma única razão: a neve é mágica! :mrgreen:

  8. Carla Says:

    Uau, gente, essa neve fez sucesso, hein? 😉

    Diogo, eu vou dar uma chance, sim – não dá pra ser a única pessoa que eu conheço que não dá muita bola pra Palermo, não… Vou acabar descobrindo que magia é essa!

    Rosa, você vai amar! Tomara mesmo que você dê essa sorte!!!

    Carla, xará, bem-vinda à minha casinha!!! Venha visitar sempre, sim!

    Chris, eu fiquei babando com a neve em Bs.As. pela televisão…

    , minha relação de amor com a neve acaba depois dos primeiros 15 minutos… 😉 Fico extasiada, tiro fotos, faço bolinhas… mas aí a bendita começa a me incomodar, a escorregar, a derreter e eu páro de ver graça nisso tudo rapidinho… Começa então a relação de ódio – que também dura pouco porque eu volto a achar que a neve é tão lindinha, tão branquinha, tão fotografável… (Novidades do front – ou melhor, do doutorado: estou pedindo uma bolsa-sanduíche, acho que fico 3 meses nos EUA ano que vem! Fica na torcida, Ok? Provavelmente vou pra Califórnia, pra UC Riverside – já tenho até a carta-convite do co-orientador!)

  9. Taysa Says:

    Carla , acompanho seu blog e ele e show!!! Hoje , vi que vc tem dicas de como usar o priceline . Se puder me ajudar …. Obrigado!

  10. Says:

    Quer dizer então que a garota vai pra California, hein? Parabéns!!!

    Pode deixar que vamos ficar na torcida por aqui. E se você precisar de alguma ajuda, pode contar com a gente.

    Tenho certeza que vai dar tudo certo. Boa sorte! 😀

  11. Carla Says:

    Taysa, quem tem as dicas do Priceline é a minha xará, a Carla baiana. Dá uma chegadinha lá no blog dela: http://baianices.wordpress.com

    , a garota está animadíssima pra ir pra Califórnia!!! Fiquem na torcida, sim! E, pode deixar que, precisando de um help, eu peço… 😉

  12. Mari Campos Says:

    Carla, isso é que é surpresa de viagem, não??? 😉 Como disse o Diogo, viagem completíssima!!!!

  13. Ernesto Says:

    Boa viagem Carla

    Vou estar em São Fransico no começo deste mes.

  14. Carmen Says:

    Carla,

    En Itacaré conocí a unos ingleses que habían estado antes de Brasil, en Bolivia.
    Hablaban maravillas de Bolivia. Explicaron que habían ido a una región muy selvática y que habían cocodrilos o algo así.
    Les pareció un lugar muy tranquilo, el único inconveniente eran los mosquitos y me comentaron, también, que los alojamientos no estaban preparados para los insectos (mosquiteras en las camas, desinfectantes etc..).

    Ate logo.

  15. Emília Says:

    Carla, que beleza!
    Pode deixar que se depender das vibrações positivas você já está lá! 😀
    Tenho uma prima que está nesse esquema, só que mestrado-sanduíche: neste sábado ela está indo para Portugual: seis meses na Universidade do Porto.

  16. Carla Says:

    Mari, foi uma surpresa boa mesmo!!!

    Ernesto, eu acho aquela cidade uma graça – aproveite!!! Se tudo correr bem, ano que vem eu mato as saudades de lá… 😉

    Carmen, eles devem ter conhecido a parte da Bolívia mais próxima à fronteira do Brasil, que é a parte do Pantanal – lá os mosquitos são mesmo terríveis, a julgar pelo lado brasileiro…

    Emília, a princípio eu pensei que ia para Santa Barbara, mas parece que Riverside está se encaminhando melhor. Agora estou em pleno processo de inscrição, e o resultado só sai em janeiro… Por isso estou precisando muito da torcida de vocês!!! Imagina só, que legal, o Idas e Vindas blogado diretamente da Califórnia, ao vivo!!! 😀

  17. Diogo Says:

    Carlota, tem mais exemplos de lugares de primeira, que devem estar na lista de qualquer um, lá no site. E olha que, sem querer, continuo em Palermo. Acho que to te convencendo, hein 😎

    Bjo,

    Diogo

  18. Carla Says:

    Diogo, vou lá ver os outros lugares com mais calma, sim… Vocês já me convenceram a dar uma chance! Mas não que seja muito difícil me convencer a voltar a Bs.As., né? 😉

  19. Alex Says:

    Olá Carla. Seu blog me ajudou bastante. Tem um grupo de pessoas que visitaram Buenos Aires em Novembro e gostaria de indicar seu blog, tudo bem? Principalmete pelo que você escreveu sobre Recoleta.

    Um abraço.

    Ah, posso indicar seu blog no meu?

  20. Alex Says:

    Ops.
    Eles ainda “visitarão” em Novembro.

  21. Carla Says:

    Oi, Alex! Que bom que estou ajudando – pode indicar, sim!!!

  22. Marcio Says:

    Impossível não fazer bolinha de neve mesmo!!! Muito legal o post!

  23. Susana Says:

    Estive na Bolivia em Setembro e vim aqui no teu blogue reviver algumas experiências. E um dos aspectos que mais me impressionou pela Bolivia foram, precisamente, as estradas. Mas ao contrário do que sentiste, eu achei-as inenarráveis, uma aventura dentro das muitas que por lá vivi. Um contraste enorme para o que conheço do Brasil e muito longe da realidade europeia. Por isso mesmo, uma óptima experiência na diferença de cultura e sociedade que nos fazem crescer nas viagens.

  24. Carla Says:

    Susana, mas a minha impressão sobre as estradas bolivianas é referente só à parte que eu conheci, ou seja, as estradinhas que ligam La Paz aos pontos turísticos próximos (Valle de la Luna, por exemplo) e Copacabana… Não sei nadinha sobre as estradas do resto do país!

    Fiquei bem surpreendida porque tinha lido em vários sites na Internet que a Bolívia praticamente não tinha estradas pavimentadas! Não há dúvida de que não chegam nem perto do padrão europeu – e nem mesmo das estradas brasileiras em melhores condições – mas são um grande avanço para um país que só agora está começando a receber um público estrangeiro que demanda um mínimo de conforto…

  25. Paloma Says:

    Adorey as fotus
    mais esse comentarios tão super tipo super retas
    no caso
    ( retardados)

    ok
    bye

    bjinhos

  26. Carla Says:

    Paloma, obrigada pelo elogio às fotos. Quanto às suas críticas, estou até agora tentando adivinhar exatamente a quê você se refere – se você tem algo construtivo a dizer, esteja à vontade. Caso contrário, melhor ficar quietinha, né? 😉

  27. Carla Says:

    Queridos, este blog foi desativado e está fechado para comentários. Todos os posts e respectivos comentários foram transferidos para a nova casa do Idas & Vindas, em http://www.idasevindas.com.br . Aguardo lá a sua visita!

Deixe um comentário

