A caminho de Copacabana…

A neve no primeiro trecho do caminho logo deu lugar às paisagens ensolaradas do Lago Titicaca. Cerca de 2 horas depois de  sair de La Paz chegamos ao ponto em que as margens do lago quase se encontram – o estreito de Tiquina:

mapa-titicaca.jpg

Mapa: Turismo Bolivia-Peru

Nesse ponto, a travessia do lago é feita de lancha – e, ao desembarcar, já se faz um controle de passaportes, pois Copacabana está muito próxima da fronteira com o Peru.

img_1026.JPG

Na plaquinha dá pra ver (dá?!) que o controle é feito pela Força Naval Boliviana – como a Bolívia perdeu há muitos anos a sua saída para o mar (que era na região do Deserto do Atacama, hoje parte do Chile), a Marinha Boliviana se concentra no Lago Titicaca – o lago navegável mais alto do mundo (claro… 😉 Já está ficando repetitiva essa história…)

No cartaz se percebe a importância que o país tem dado para a preservação do Titicaca – um verdadeiro santuário cultural e ecológico:

img_1024.JPG

E para matar a curiosidade sobre a plaquinha ao lado…

img_1025.JPG

São uns poucos minutos de travessia entre San Pablo de Tiquina, na margem mais próxima a La Paz, e San Pedro de Tiquina, na margem oposta.

img_1022.JPG

E logo chegamos ao outro lado:

img_1021.JPG

img_1020.JPG

San Pedro de Tiquina é uma cidadezinha interiorana, com tudo a que as cidadezinhas interioranas têm direito, incluindo uma pracinha com coreto…

img_1028.JPG

Depois de uma breve pausa para tomar um café e esticar as pernas, voltamos ao nosso ônibus (coloridinho, claro, a cara da Bolívia… 😀 ), que tinha sido transportado desde a outra margem de balsa – e lavado no caminho!

img_1027.JPG

Mais uma horinha de viagem até Copacabana – mas agora sem perder de vista as paisagens divinas do Titicaca…

21 Respostas to “A caminho de Copacabana…”

  1. Mari Campos Says:

    Carla, adoro suas fotos e seus relatos! Please, continue postando tooooooda a sua viagem 😉

  2. Carla Says:

    Pode deixar, Mari! Mesmo que a novelinha esteja meio lenta, ela vai ficar completinha… 😀

  3. Emília Says:

    Puxa…esse era o caminho que eu iria fazer. O que eu fiz pode ser visto no seu mapa, Carla: é o que termina na fronteira de Desaguadero (e nem pude passar em Tiwanaku, chuiff…).
    Você pegou uns dias lindos também! É muito impressionante ver esse céu azul, quase sem nuvens, combinando com as águas do lago…

  4. Arthur Says:

    Gostei de tudo, menos do ônibus, visivelmente irmão do 474 Jardim de Alah-Jacaré 😀

  5. Carla Says:

    Arthur, não foi moleza encarar quase 4 horas de viagem nesse parente do 474, não… Não fosse meu espírito aventureiro… 😉

    Emília, você precisa planejar uma nova visita – uma viagem abortada assim por circunstâncias externas merece uma segunda chance! Eu também acabei não indo a Tiwanaku, por conta daquele primeiro dia perdido em Guarulhos… 😥

  6. Alexandre Says:

    Oi, Carla, tenho acompanhado seus relatos. Pretendo ir ao Peru no ano que vem, com visita ao Titicaca. Que bom saber que ele é realmente incrível. Mal posso esperar! Aguardo os novos posts.

  7. Carla Says:

    Alexandre, nos próximos dias vou postar um pouco mais sobre o lago – com direito aos lados boliviano e peruano! A visita ao Titicaca é mágica, foi um dos pontos altos da minha viagem… 😀

  8. Carla baiana Says:

    Carla, vi la no “censo” do VnV que voce vai mudar pra California? Que ce vai fazer la, xara? Me conta as cousas. Eu moro beeeeem longe da Califa, mas e no mesmo pais, ne? A gente nem pode se encontrar por ai um dia…hehehe!!!

  9. Carla Says:

    Carlinha, se eu mudar, vai ser temporário… 😀 É que estou pedindo uma bolsa de doutorado de 3 meses pro ano que vem – eu fico só do início de março até o fim de maio! Mas já dá pra pensar em ConVnVenção na terrinha do Tio Sam, né? Seremos eu, você, o Zé e a Débora, o Claudio… Onde você mora?

  10. Carmen Says:

    Carla,
    Lindas fotos del lago.
    Un sol radiante seguro que las nubes están un poquito más abajo de los 3.800 metros de altura!!!.

    ¡Você va a California é uma suerte!
    Aproveche el viaje californiano y se da una vuelta turística y nos cuenta para que nosostros podamos ir y ver todo lo más interesante.
    Beijos

  11. Emília Says:

    Carmen, a Carla vai ser nossa correspondente na California! Ou espiã, hehe…
    Quem está por lá também é o Ernesto, está se divertindo e estudando em San Francisco.

  12. Carla Says:

    Meninas, fiquem na torcida! Se eu ganhar essa bolsa vamos ter Idas e Vindas ao vivo diretamente da Califórnia – com direito a passeios nos fins de semana, que eu não vou conseguir ficar quietinha… 😉

  13. Eduardo Dubó Says:

    Para um copacabanense, estou adorando conhecer a xará do meu bairro. Parabéns pelo blog!

    Aproveito para convidá-la a conhecer meu Idéia Guia. Trata-se de um guia de “viagens” pelo mundo das idéias. Já viajamos pela Nova Zelândia, por Ernest Shackleton, pelo Trekking, pelo Mar, pela América Central e Caribe, por Frida Kahlo e vamos iniciar mais uma viagem pelo mundo dos desenhos animados.

    Se puder vote em nossa enquete para definir o nosso próximo destino.

    A partir de hoje estarei sempre por aqui. E estou aguardando sua visita.

    Grande Abraço!

  14. Diogo Says:

    Carlinha, só tu mesmo pra me despertar um interesse em conhecer esses cantos daí…

    To amarradão 😎

  15. Carla Says:

    Diogo, e olha que eu ainda nem postei nada sobre os restaurantes… 😉

  16. Carla baiana Says:

    Carlinha, eu moro em Rochester, NY. Nao muito olonge do Ze. O Claudio mora na Florida, ne? Afffe que a gente vai ter que fazer essa convencao no coracao do pais…hahaha!

  17. Carla Says:

    Humm… Eu posso pensar em voar para a costa leste por uns dias – não vou ter muitos compromissos com horário, acho que não seria muito difícil… Podemos tentar conciliar, que tal? 😀

  18. Carla Says:

    Pelo menos acho melhor do que a gente pensar em ConVnVenção lá em South Dakota, por exemplo… 😆

  19. paula Says:

    fotos lindas me ajudou a fazer um trabalho

  20. Carla Says:

    Sério, Paula? Conta mais…

  21. Carla Says:

    Queridos, este blog foi desativado e está fechado para comentários. Todos os posts e respectivos comentários foram transferidos para a nova casa do Idas & Vindas, em http://www.idasevindas.com.br . Aguardo lá a sua visita!

Deixe um comentário

