Hotel Rosario del Lago

Eu tinha uma expectativa enorme em relação a tudo o que diz respeito ao Lago Titicaca. Não era apenas pelas lendas, que dizem que o primeiro Inka, Manco Kapac, veio de dentro do lago para fundar um império; também não era apenas pelos povos que ainda habitam as ilhas no meio do lago, nem apenas por ser aquele um lago navegável a quase 4.000 m de altitude.  A minha expectativa estava ligada a todos esses fatores e também a um outro, bem mais prosaico…

Em parte pela frustração de não ter conseguido me hospedar no Hotel Rosario La Paz, e em parte pela expectativa natural que um momento muito aguardado suscita, eu estava ansiosa para conhecer o  Hotel Rosario del Lago, nosso pouso em Kota Kahuaña, digo, Copacabana.

Atendendo a pedidos, explico: o nome Copacabana é uma corruptela do original aymara Kota Kahuaña, que significa “vista do lago”…😉

Vamos então fazer um pequeno tour pelo hotel? Demos a sorte de chegar em um dia lindo, o céu estava completamente azul:

img_1111.JPG

img_1090.JPG

Passemos então ao lobby – à direita, a escadinha leva ao Kota Kahuaña, um dos melhores restaurantes de Copacabana, situado dentro do hotel. (Depois eu conto mais sobre ele…)

img_1089.JPG

Seguindo pelo corredor, chegamos aos quartos:

img_1087.JPG

Este aqui era o nosso – AMEI as colchas e almofadas artesanais…😀

img_1032.JPG

Mas o melhor ainda estava por vir… Que tal chegar até a janela e espiar a paisagem?😉

img_1086.JPG

31 Respostas to “Hotel Rosario del Lago”

  1. Rosa Says:

    Carla, estou cada vez mais apaixonada por esse destino, previsão julho/2008. Até lá vou copiando e colando tudo. Mas, o resumo no final: hospedagem, transporte, passeios, é indispensável para fechar com chave de ouro. Muito legal.

  2. Carla Says:

    Pode ficar tranqüila, Rosa, no final vou fazer um resumão tipo aquele do Uruguai, com o balanço geral de hospedagem, transporte, alimentação, roteiro, tudo a que temos direito…😉

  3. Carmen Says:

    Carla,

    ¡Qué vista más hermosa y plácida!.
    Un lugar muito bonito y que merece una visita.

    Veo que aunque está a casi 4.000 metros sobre el nivel del mar, também hay nubes.
    ¿Llueve mucho allí?.
    ¿Puedes bañarte en el lago? ¿El agua del lago es fría o templada?
    ¿Hace frío por la noche cuando no hay sol?
    ¿Nieva en invierno?
    Es um lugar muito interesante.
    Beijos

  4. Carla Says:

    Carmen, o lugar é mesmo lindíssimo!!! Vamos ver se sei responder às suas perguntas:
    – achei impressionante, mas há nuvens, sim, mesmo a toda essa altitude;
    – não sei se chove muito – eu dei sorte de pegar dias secos, e nem me lembrei de perguntar…
    – a água do lago é geladíssima, bastante própria para a criação de trutas e outros peixes de águas frias – mas os corajosos podem se banhar…
    – faz bastante frio à noite, sim; aliás, estava bem frio durante o dia também, apesar do sol!
    – não neva, não – nesse mesmo dia saímos de La Paz com neve, mas no caminho já não havia mais…

    É um passeio muito bonito, uma experiência e tanto!

  5. Emília Says:

    Carla, se houver uma segunda vez minha no Titicaca, esse é um lugar em que com certeza vou querer me hospedar…linda vista, quartos charmosos, gostei de tudo!

  6. Carla Says:

    E se eu voltar, Emília, não troco de hotel de jeito nenhum!!! Fiquei muito satisfeita, não ficaria nem mesmo em um hotel mais sofisticado, porque achei o Rosario uma perfeição…😉

  7. Mari Campos Says:

    Carla, que sorte, hein??? Uma vista como essa, justamente neste lago, é tudo que um viajante pode desejar… 😉

  8. JB Says:

    Carla,

    Estou acompanhando sua deliciosa saga à medida em que vc vai postando. Realmente as coisas são tão baratas na Bolívia que vale a pena pagar um pouco mais para ter alguns luxos.

    Vamos ver se a gente consegue fazer mais um encontro antes de sua viagem para a California, viu?

    Bjs,

    JB

  9. Carla Says:

    Mari, e isso foi só o início – o lago ainda me surpreendeu nos passeios às ilhas… Mas isso é assunto para daqui a um post ou dois…😉

    JB, o que mais me impressionou foi que, mesmo pagando um pouco mais, pra nós continua muito barato… A diária desse hotel, no site, é US$ 41 o quarto duplo!!!

    Precisamos mesmo marcar um encontro carioca!!! Eu vou pra Califórnia em março, mas seria legal se o encontro fosse ainda este ano, né?

  10. Cíntia Levita Says:

    Oi Carla, td bem?
    Desculpa invadir o post errado, mas não encontrei seu e-mail pra escrever.
    Estou indo pra Buenos Aires com minha pequena de 1 ano e 2 meses e queria saber se vc teria alguma dica especial. Vamos ficar uma semana por lá e hospedados no Pestana.
    Ouvi falar de um guia de Buenos Aires com crianças, vc conhece?
    Abraços!

  11. Carla Says:

    Cíntia, eu sou uma nulidade em viagens com crianças…😦 O que posso te dizer é que Bs. As. é uma cidade bem plana, então é fácil se locomover com as crianças, e que há muitos parques – não falta o que fazer! Mas, de resto…

  12. Cíntia Levita Says:

    Oi Carla! Vai ser uma grande aventura. Hahahah
    Eu vou tentar compilar suas dicas dos posts da Argentina e fuçar por aí.
    Quem sabe eu escrevo no meu blog depois um mini guia pros aventureiros com crias como nós.
    Um beijo, brigada!

  13. Carla Says:

    Cíntia, você já leu as aventuras do Jorge e da Tati com a Clarinha lá no Giramundo? É um estímulo e tanto para quem têm crianças…😉

  14. Alexandre Says:

    Oi, Carla, tudo bem?

    Alguém perguntou sobre a melhor época para visistar. Segundo minhas “pesquisas” para o Peru, a alta temporada é de julho a início de setembro. De novembro a março é época de muita chuva, então os melhores meses são abril, maio, junho, setembro e outubro.

    Um beijo!

  15. Carla Says:

    É verdade, Alexandre, a época seca é a melhor para ir praquelas bandas – e o frio seco é bastante suportável!😉

  16. Kota Kahuaña Palace « Viaje na Viagem Says:

    […] eu continuo anotando tudo o que a Carla Portilho fez durante a sua viagem à Bolívia e ao Peru. No capítulo mais recente da viagem, ela indica não apenas o hotel mais charmoso de Copacabana, como também revela a origem […]

  17. Majô Says:

    Carla, é um prazer rever o lago Titicaca, das paisagens mais lindas do mundo !! O hotel é realmente um charme e que vista !!! Tá lindo o post !

  18. Margarida Says:

    Carla,
    Deixei comentário em sobre Carla perguntando sobre a cinque Terra. Gostei muito do seu Blog e para além do mais está muito bem escrito.
    Vou voltar a visitar mais vezes!
    Beijos
    Margarida

  19. Carla Says:

    Seja muito bem-vinda, Margarida!😀

  20. Beto Says:

    Carla, tá cada vez melhor. O diabo é que a gente vai ficando com vontade de ir de novo, só pra fazer a viagem dos outros também. As que fiz foram tipo mochilão, hospedagem zero estrela. A gente deveria ter umas 30 vidas pra fazer todas as viagens que quer e repeti-las todas de outras maneiras. Eu cada vez sinto mais vontade de voltar pros lugares a que já fui. Bolívia e Peru estão no topo da lista. Beijos.

  21. ale Says:

    Carla querida..adorei seu blog…..sei que o assunto agora é bueno aires..rsrs…mas eu estou querendo ir ao Uruguai..já li suas dicas…mas estou precisando de umas dicas sobre a vida noturna do uruguai..mais precisamente montevideu…vc tem?…ou sabe onde posso achar?..abços..e boa viagem!

  22. Carla Says:

    Beto, eu também não sossego… Com tantos lugares para ir, e eu continuo querendo dar um jeito de voltar também aos que já conheço – fica difícil, né?

    Ale, Montevidéu à noite significa Ciudad Vieja!!! Eu mesma não cheguei a aproveitar, porque estava lá durante o Carnaval e tudo estava meio vazio – mas é a dica mais quente que tenho de vida noturna lá. Quanto a restaurantes, acho que a área de Punta Carretas e Pocitos é muito bem servida!

  23. Ernesto Says:

    Carla

    Gostei da sua descricao… vamos ver se consigo colocar a cara metade nos seus passos…

  24. Carla Says:

    Ernesto, vale a pena convencê-la!😉

  25. Rodrigo Purisch Says:

    Carla,

    Estou devendo uma visita mais profunda aqui no blog, apesar de indicá-lo lá no Aquela Passagem nos dois últimos feriados, não consegui lê-lo com calma que ele merece. Tem muita informação boa e toda vez que passo é muito rápido. Já teve visitante lá me perguntando sobre passagens para realizar uma viagem tipo a sua!

    Um abraço

  26. Carla Says:

    Rodrigo, o tempo anda curto mesmo para acompanharmos tanta informação – e com tanta qualidade quanto nos blogs nascidos do VnV, né? Eu, toda vez que dou uma passadinha no Aquela Passagem, me prometo que da próxima vez vou ler com mais calma também – mas quem disse que consigo cumprir a promessa?😛

    Essas viagens pela América do Sul realmente são um achado para quem quer férias econômicas! E sabe que nem foi muito complicado encontrar passagens em conta? Consegui uma boa tarifa no próprio site da TACA e depois pedi a uma amiga minha, agente de viagens, que emitisse. A única parte chata é que a TACA voa de SP, então tive que fazer Rio/SP por minha conta – mas o custo-benefício continuou valendo a pena!

  27. GiraMundo com Jorge Bernardes Says:

    Você tem olho bom pra hotéis. Eu achei muito legal esse que você não conseguiu se hospedar em La Paz… Quando a Clara crescer um pouquinho, farei essa viagem, igualzinho a você!!!

    Eu vou querer investigar um pouco sobre o Salar que sei que existe no sul da Bolívia.

  28. Carla Says:

    Jorge, julgando pelo de Copacabana, acho que o de La Paz deve ser mesmo tudo o que eu imaginei e mais um pouco…😉

    Mas pra lá é melhor deixar a Clara crescer um pouquinho mesmo – a gente nunca sabe como as pessoas reagem à altitude…

    Já vi que você viu a minha resposta sobre o Salar no outro post. Se Uyuni for a metade do que é o Salar de Atacama, te digo que vale qualquer esfoço – é muita beleza junta, e de um tipo completamente diverso desse a que estamos acostumados!

  29. Bolívia - Balanço Geral: Hospedagem « Idas e Vindas Says:

    […] em Copacabana, o Hotel Rosario del Lago se revelou melhor do que a nossa expectativa – em termos de charme, bom serviço, excelente […]

  30. LAGOA DA PRATA- MG PAULO ROBERTO BERNARDES Says:

    É O MEU SONHO CONHECER LA PAZ, TIWANACO E LAGO TITIKAKA.
    AÍ É O PARAÍSO.
    paullobernardes@hotmail.com

  31. Carla Says:

    Queridos, este blog foi desativado e está fechado para comentários. Todos os posts e respectivos comentários foram transferidos para a nova casa do Idas & Vindas, em http://www.idasevindas.com.br . Aguardo lá a sua visita!

Deixe uma resposta

