Isla del Sol

Não tivemos muito tempo de esquentar lugar no Kota Kahuaña Palace. Foi a conta de abandonar a bagagem no quarto, almoçar rapidinho e partir para o nosso primeiro passeio da cidade: uma visita à Isla del Sol.

A Isla del Sol e a Isla de la Luna são os passeios mais procurados por quem vai a Copacabana. A mais próxima da margem é a Isla del Sol, também a mais recomendada para quem não quer ou não pode fazer passeios que demandem mais esforço físico – na Isla del Sol pode-se escolher passeios mais leves ou mais puxados, mas não é preciso pernoitar para desfrutar das belezas da ilha. Por causa da minha coluna meio ferrada, eu me preocupei desde o início do planejamento em escolher apenas os passeios mais brandos – e deu super certo!

Em dois minutos de caminhada (literalmente!) chegamos ao pier onde estava atracado o nosso barco. E em pouco mais de meia hora de navegação chegamos ao nosso destino. Na foto abaixo, o nosso barco no pier da Isla del Sol:

img_1040.jpg

A primeira parte do passeio é uma leve caminhada – sobe-se alguns degraus, mas nada que chegue a tirar o fôlego… A paisagem é espetacular:

img_1042.jpg

img_1044.jpg

Além da paisagem belíssima, a ilha também tem muita história a oferecer – são muitas as ruínas incas ao longo do caminho:

img_1049.jpg

Muitas vezes as ruínas têm uma localização mais do que estratégica – eu diria esplendorosa…😉

img_1050.jpg

Após essa primeira parte do passeio, pode-se prosseguir por uma trilha que circunda a parte alta da ilha ou fazer a volta de barco. Eu preferi ser cautelosa e escolhi o barco –  não tive a vista do alto da ilha, mas a que tive não me decepcionou:

img_1051.jpg

Do outro lado da ilha, a maior atração é a Fonte da Juventude, onde se chega por essa escadaria – alguém se habilita?

img_1056.jpg

Na volta para Copacabana fomos premiados com uma paisagem incrível: a vista do Illimani, o cartão-postal da Bolívia, um gigante de mais de 6.400 m de altura. 

 img_1060.jpg

Na foto não parece tão alto, né? É que o Lago Titicaca já está a quase 4.000 m de altitude…

24 Respostas to “Isla del Sol”

  1. Carla Castro Says:

    Carla,

    tinha certeza que já tinha deixado meu comentário no post passado, mas fui procurar e percebi que minha memória anda uma caca!!!😳

    Mas estou aqui de novo acompanhando suas aventuras na Bolívia e nao deixo de me surpreender!!! É tudo muito lindo!

    O Titicaca e Machu Picchu sao meus sonhos de consumo na Am. do Sul!!! Vou continuar acompanhando e fazendo notas mentais!!!

    Abracos,
    Carla

  2. Carla Says:

    Carla, eu mesma fui surpreendida por toda essa beleza da Bolívia! Foi uma super experiência, que me deixou com muita vontade de voltar um dia com mais calma pra me dedicar a descobrir outros recantos por lá…

  3. Carmen Says:

    Carla, un espectáculo que corta el aliento.

    Inmenso espacio!. Cómo añoro los espacios como esos. En las ciudades nuestro espacio está limitado por todas partes.
    La fuente de la juventud: la llaman así porque la escalera que conduce hasta ella te mantiene en forma aeróbica!!!

    ¿Las ruinas de que siglo son?.
    Beijos.

  4. Alexandre Says:

    Que lugar lindo! Na minha cabeça de minhoca, achava que as ilhas eram ilhotas. Coisa de dar um pulinho e voltar pro barco. Tenho que largar minha vida sedentária pra poder subir essa escadaria…

    Beijos.

  5. Carla Says:

    Carmen, não sei exatamente de que século são as ruínas, mas são bem anteriores à chegada dos espanhóis…

    Alexandre, eu também imaginava que as ilhas eram bem menores – aliás, eu também imaginava que o próprio Lago Titicaca era bem menor…

  6. Mô Gribel Says:

    Que lindo, Carla…
    Minha única preocupação é não me sentir bem em um local tão alto.
    No México isso foi meio problemático…

  7. Ernesto Says:

    Parabens pelo blog. Vou continuar acompanhando!

  8. Carla Says:

    Mô, o risco de passar mal com a altitude existe mesmo… Depende de cada um, algumas pessoas são mais sensíveis a essas mudanças. Depois de alguns dias todo mundo se adapta, mas antes disso a melhor coisa é prevenir o mal estar com as “soroche pills” e chá de coca!😉

  9. Carla Says:

    Só não pode é trazer chá de coca para o Brasil, como bem lembrou o Ernesto em um outro comentário – é proibido!

  10. Arnaldo - FATOS & FOTOS de Viagens Says:

    Que lugar bacana!

  11. Marcio Says:

    Muito interessante o lugar. Curti a imagem da água com o Illimani ao fundo.

    Bjo!

  12. Majô Says:

    Carla,

    Lindas as fotos !!! O Titicaca é magnífico mesmo.

  13. GiraMundo com Jorge Bernardes Says:

    Nem dá pra acreditar que nevou quando você chegou à La Paz. Que tempão limpo!!!! Espero que na Copacabana acessível aqui pra mim esteja com esse tempão limpo também no fim de semana….

  14. Ernesto Says:

    Carla

    Se voce quiser alguma dica da California, é so escrever…

  15. Mari Campos Says:

    Carla, essas fotos estão lindíssimas!

  16. Carla Says:

    Majô e Mari, a beleza é muita mesmo… E o mérito não é das fotos, não!😉

    Jorge, tomara que a Copa daqui colabore com o fim de semana! Como estão os planos de vocês?

    Ernesto, eu vou querer, sim! Te mando um email, Ok?

  17. GiraMundo com Jorge Bernardes Says:

    Carla,

    Se tudo der certo, a gente estará aí amanhã ainda antes do almoço. Não temos nada marcado, você estará no Rio? Tem ainda meu telefone?

    O único programa que quero mesmo fazer é conhecer o Forte de Copacabana. O resto deve ser almoçar em algum lugar gostoso, caminhar no calçadão. Visitar a Livraria da Travessa, etc.

    O Arnaldo e a Majô fizeram contato. Provável que nós os encontremos para ir ao Jardim Botânico ou ao menos tomaremos um café. Nossos programas serão bem diurnos🙂

  18. Carla Says:

    Oi, Jorge! Eu vou ficar no Rio, sim, e gostaria muito de vê-los! Não me dei conta que já estávamos na véspera do feriado…😉 Ainda tenho o seu telefone, sim – cheguei a te passar o meu, não? Me incluam nos planos gerais, please…

  19. Diogo Says:

    Carlota, vir aqui e ler os teus relatos já é uma homenagem!!

    Sempre venho aqui, mas as vezes não comento. Só “dou fé” dos teus relatos😉

    Já te disse que depois de vir tantas vezes aqui acabaste despertando “ni mim” uma vontade de conhecer essas bandas aí? Increíble!

    Bjão

  20. Carla Says:

    Diogo, deu um defeitinho no post novo e ele demorou pra entrar… Mas agora está lá firme e forte!!!

  21. Camila Says:

    Carla, você chegou a se informar sobre hospedagem na ilha?

  22. Camila Says:

    Detalhe: você pode corrigir o nome aí em cima? Acho que comecei a mensagem no lugar errado…😳

  23. Carla Says:

    Corrigido, Camila! Eu não cheguei a pesquisar se haveria hospedagem lá, não, porque não teria tempo de ficar, de qualquer forma. Mas achei a ilha toda um pouco precária – se houver hospedagem, acho que se deve esperar que seja simples, talvez até um tanto rústica.😉

  24. Carla Says:

    Queridos, este blog foi desativado e está fechado para comentários. Todos os posts e respectivos comentários foram transferidos para a nova casa do Idas & Vindas, em http://www.idasevindas.com.br . Aguardo lá a sua visita!

Deixe uma resposta

