Nossa Senhora de Copacabana

Acordamos no dia seguinte com um céu lindo, azulzinho, e um sol gostoso de inverno – um dia perfeito para passear por Copacabana!

A cidade de Copacabana é um centro de peregrinação para os devotos da Virgem Morena, mais conhecida pelos cariocas como Nossa Senhora de Copacabana, aquela mesmo da avenida…😉 (Em tempo: a praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, recebeu esse nome porque uma imagem da Virgem de Copacabana foi encontrada enterrada na areia!) Os peregrinos vão em busca de proteção para suas casas e, principalmente, para seus veículos… Fomos então direto à Basílica de Copacabana para ver mais de perto um pouco dessas tradições bolivianas…

img_1106.jpg

Mais uma vez, uma pracinha boliviana me fez lembrar as nossas cidades do interior – deve ser pelo coreto…😉

Em frente à Basílica, inúmeros vendedores oferecem suas mercadorias – são enfeites os mais variados para colocar no carro e/ou no barco, para simbolizar a proteção da Virgem de Copacabana. Há também amuletos de todos os tipos, e objetos em miniatura para cumprir uma tradição que eu achei demais… No dia 24 de janeiro, compra-se uma miniatura do que se deseja: uma casa, um carro, dinheiro, passagens aéreas, um diploma universitário… tem miniatura até de marido!!!😆 E então é só pedir à Virgem que conceda o pedido – não é linda a tradição?

 img_1099.jpg

Esse aqui é um carro enfeitado em homenagem à Nossa Senhora de Copacabana:

img_1105.jpg

Chegamos então à entrada principal da Basílica e caminhamos pelo enorme pátio até as portas principais:

img_1096.jpg

img_1100.jpg

As portas da basílica são feitas em madeira entalhada, sempre contando uma história. Não perguntei, mas acredito que essa seja uma tradição boliviana – a igreja que visitei em Puerto Suárez, na fronteira da Bolívia com o Brasil (na altura de Corumbá) também tinha essas portas entalhadas:

img_1103.jpg     img_1104.jpg

Depois da visita à basílica, visitamos os mercados de rua, semelhantes a feiras livres, onde se vende uma enorme variedade de grãos, batatas e… pipocas! A Bolívia é um grande produtor de milho – são espigas imensas, com grãos enormes – e eles têm espécies mais variadas do que nós… Daí que há também uma grande variedade de pipocas!😉

Eu e as pipocas – ainda bem que a minha tia Célia teve a idéia de fazer essa foto, porque eu nem tinha pensado nisso!

img_0058.jpg

Terminado o passeio, fomos às compras! A Avenida 6 de Agosto é o centro comercial de Copacabana – passamos o restinho da manhã em meio ao artesanato boliviano – lindíssimo e baratérrimo!!!😀

Aproveitamos também para escolher um restaurante para o almoço. Eu tinha algumas recomendações que tinha encontrado na Internet, mas caímos de amores pelo Restaurante Peña Colonial sem mesmo conferir se ele estava na lista. O que mais nos encantou foram as mesinhas ao ar livre – o que, sem dúvida, atraiu para o local todos os europeus presentes em Copacabana…

img_1108.jpg

Logo na entrada do restaurante, encontramos uma árvore muito especial, completamente florida – a flor verde, vermelha e amarela é a kantuta, a flor nacional da Bolívia, que tem as cores da bandeira!

img_1110.jpg

Pedi um spaghetti com truta que estava absolutamente maravilhoso – dá até saudade…

img_1109.jpg

Além de lindo e delicioso, o restaurante tem preços que só dá pra encontrar por lá mesmo… Nosso almoço, que consistiu de um prato de massa e um refrigerante para cada uma, muito bem preparado e servido, custou apenas 26.60 bolivianos  por pessoa, o equivalente a módicos R$ 6,85, com a gorjeta incluída…😉

Fomos então para o hotel buscar nossa bagagem. Às 13:30 sairia o ônibus que nos levaria a Puno, nossa próxima parada. Apenas alguns quilômetros depois de Copacabana, chegamos então à fronteira Bolívia-Peru!

img_1112.jpg

17 Respostas to “Nossa Senhora de Copacabana”

  1. Marcio Says:

    Num é que existe outra copacabana interessante. Muito legal, estou viajando junto. Preciso confessar que esse destino nunca me chamou muito atenção mas estou mudando de idéia depois dos posts.

    Abs!

  2. Arnaldo - FATOS & FOTOS de Viagens Says:

    Me fez recordar do filme “COPACABANA”, da Carla Camurati, cuja introdução passava-se justamente nesta cidade, relacionando a Nossa Senhora de Copacabana com o bairro carioca. Aliás, para quem não sabe, no Posto 6 da Praia de Copacabana, no calçadão central, defronte ao Sofitel, há uma estátua da sanat em bronze sobre pedestal de mármore.

    Bem extensa e esclarecedora matéria. Parabéns.

  3. Carmen Says:

    Carla,

    Você esta muito bela em as fotos e parece muito contenta. É a felicidade de as pessoas que desfruta dos viagem.

    É um lugar misterioso pra uma pessoa que nunca ha estado en Bolivia. Uma nova descoberta.
    O ceu é azul cobalto. Maravilloso lugar, distinto, sencillo, sin lujos ni artificios. Un lugar tranquilo.
    Tchau

  4. Carla Says:

    Marcio, eu mesma não esperava ficar tão encantada com a Bolívia! Mas é um país fascinante, não apenas em termos de cultura, mas também de paisagens naturais…

    Arnaldo, obrigada pela lembrança! Tinha me esquecido das cenas iniciais do filme! Boa pedida para o feriado…😉

    Carmen, a Bolívia é meio misteriosa até mesmo para nós, que moramos tão perto… Os brasileiros ainda conhecem muito pouco os seus vizinhos…

  5. Carla Castro Says:

    Concordo com voce, Carla, que conhecemos muito pouco nossos vizinhos, excluindo-se é claro BsAs, vide os VIBANAs!!!😆

    E é cada lugar mais lindo do que o outro, espalhados pelos Andes!!! Com os precos das viagens no Brasil do jeito que estao, quem sabe isso nao muda em pouco tempo?

    Ah, será que voce tem fotos dos artesanatos? Porque já está satisfazendo os Destemperados com as comidas, agora precisa sussegar a mulherada com as fotos das compras!!! hehehe

    Abracos e continue nos contando sobre essa sua linda viagem!😀

  6. Carmen Says:

    Parabéns por os 50 mil!!!

  7. Carla Says:

    Gracias, Carmen!!!😀

    Carlinha, eu tenho algumas fotos de artesanato, sim, mas não muitas, infelizmente… Pode deixar que não vou esquecer de mostrar conforme for chegando aos lugares onde as fotos foram feitas, Ok?

  8. Camila Navarro Says:

    Já estou ansiosa pelos posts do Peru. Será que tem problema a gente “copiar” uma viagem, assim, inteirinha? hehe

  9. Emília Says:

    Lindas fotos, Carla. Tem que realmente estar lá para sentir.
    E a Carmen tem razão, está muitíssimo bem nas fotos😀

  10. Carla Says:

    Emília, obrigada! Espero que as fotos da Bolívia estejam te animando a voltar um dia para ver o que ficou faltando…

    Camila, a sua viagem vai ser ainda melhor! Nada como copiar aperfeiçoando, né?😉

  11. Roberta Says:

    Lindo o lugar!! Adorei!!!
    Relato prático e objetivo!!!
    Bjks

  12. Carla Says:

    Obrigada, Roberta! Daqui a pouco vem a parte peruana da viagem – apareça, tá?😉

  13. Teresa Cristina Says:

    Olá, Carla
    procurando por N.S.de Copacabana – estou fazendo uma pequena matéria sobre a Bolívia para meu blog – te encontrei.
    Muito legal seu blog. Parabéns.
    Pretendo viajar por nuestra América, vou ficar de olho nas suas dicas.
    Abraços e parabéns pelas milhares de visitas.

  14. Carla Says:

    Obrigada, Teresa, seja muito bem-vinda!😀

  15. Rodrigo Says:

    Carla,

    poderia me ajudar em um roteiro que estou fazendo de mochila para Bolivia e Peru, resolvi pedir sua ajuda, pois vi que se encaixa no que estou pensando em fazer, conhecer o lago titicaca e as isla’s e seguir para o peru e conehecr machu picchu. Poderia me ajudar com dicas e roteiros? para tornar ainda mais economica a viagem?

    Agradeço sua colaboração e se puder me repsonder iria ficar muito grato.

    rodrigofontura2@gmail.com

    * Caso tenham pessoas interessadas a ajudar, pode me enviar email.

    Forte Abraço a todos.

  16. Carla Says:

    Rodrigo, tudo o que eu descobri sobre esse roteiro, com exceção da parte sobre Lima, está postado aqui no blog. Te sugiro começar fazendo uma boa “varredura” das categorias Bolívia, em https://idasevindas.wordpress.com/category/bolivia e Peru, em https://idasevindas.wordpress.com/category/peru . Dá uma olhada também nos comentários, porque tem várias contribuições legais de outras pessoas que visitaram esses lugares também. Com base nisso, posta aqui no blog as suas idéias de roteiro que a gente vai te ajudando, Ok?😉

  17. Carla Says:

    Queridos, este blog foi desativado e está fechado para comentários. Todos os posts e respectivos comentários foram transferidos para a nova casa do Idas & Vindas, em http://www.idasevindas.com.br . Aguardo lá a sua visita!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: