Dicas da Bolívia – Balanço Geral: Transporte

Antes de atravessar a fronteira Bolívia-Peru, acho que é chegada a hora de fazer um pequeno balanço da parte boliviana da viagem. Vamos começar pelos transportes:

1. Passagem aérea

Geograficamente falando, não há uma passagem aérea ideal para voar do Rio de Janeiro a La Paz – é simples assim. Se pudéssemos voltar no tempo, o vôo escolhido seria aquele que a Varig costumava oferecer, ligando o Galeão diretamente a El Alto…😉

Partimos do princípio, então, de que a conexão seria inevitável – a questão era conseguir fazer a viagem com poucas conexões, em lugares não muito díspares (se possível!), por um bom preço e com uma companhia aérea confiável. Uma opção seria voar do Rio para Santa Cruz de la Sierra pela Gol e de lá para La Paz pela Aerosur. Uma outra opção seria voar pela Gol apenas do Rio para São Paulo e escolher o nosso vôo dentre os muitos (muito mais do que no Rio, de qualquer forma!) que partem de Guarulhos.

A opção escolhida foi a TACA. Voamos de São Paulo a Lima, e de lá voltamos para La Paz – geograficamente não é uma escolha muito sensata, mas tivemos duas razões para essa opção: uma tarifa excelente (US$ 589.00 para fazer São Paulo / La Paz // Cuzco / Lima / São Paulo) e a possibilidade de contar as milhas voadas no Fidelidade TAM.

2. Transporte público urbano

Com tão poucos dias de Bolívia, não tivemos muito tempo de experimentar o transporte público – e, a bem dizer, dificilmente teríamos vontade ou necessidade… As passagens de ônibus custam baratíssimo, cerca de 2 bolivianos, ou 50 centavos de real. Uma outra opção, que os brasileiros das grandes cidades nem estranham, são as vans. É engraçadíssimo – sempre vem um rapazinho de pé à porta do veículo (isso quando eles ainda têm porta, claro…), gritando o itinerário a plenos pulmões numa velocidade que torna qualquer palavra incompreensível mesmo para aqueles estrangeiros que estudaram espanhol a sério…😀

3. Táxis

Você acha que o táxi em Buenos Aires é barato? Pois eu digo que é uma questão de ponto de vista… Eu também costumava achar o táxi portenho baratérrimo – ao menos até rodar uns 15 a 20 minutos de táxi, à noite, do Hotel Columbus ao Restaurante Utama e pagar meros 24 bolivianos, cerca de 6 reais…

4. Estradas

Tive pouco contato com as estradas bolivianas. Conheci a que leva até o Valle de la Luna, nos arredores de La Paz, e a que vai até Copacabana. Na saída de La Paz para Copacabana, alguns trechos estavam bem esburacados. Ainda assim, digo que tive uma boa surpresa com as estradas bolivianas, porque tinha lido em vários sites na Internet que as estradas na Bolívia quase nunca eram pavimentadas. Pelo que soube lá, todas as estradas que levam aos pontos turísticos agora estão pavimentadas, o que já representa um grande avanço para o turismo do país.

No próximo post faço um balanço geral da hospedagem – e espero cumprir a promessa em breve!!!😉

23 Respostas to “Dicas da Bolívia – Balanço Geral: Transporte”

  1. Arnaldo - FATOS & FOTOS de Viagens Says:

    MAIS uma vez um útil e completo GUIA, um MANUAL sobre esta viagem. Quem quiser fazer o roteiro é só ler e fazer as malas! Parabéns. Haverá matérias sobre a Bahia? Especlho é MUITO sensacional, não? Aliás, eu considero a BAHIA o melhor Estado do Brasil em termos de atrações e infra-estrutura turística.

    Aproveito a oportunidade para convidar a você a dar uma passada no FATOS & FOTOS de Viagens para ler os TRÊS capítulos da matéria sobre Cruzeiros Marítimos, a qual gostaria que lese ao menos a introdução e o segundo capítulo.

    Te vejo por lá!

    P.S. se houver alguma dúvida relacionada com aquele programa da Microsoft do qual lhe falei, o Trip Planner, me pergunte, fique à vontade. Você tem a possibilidad ed econfigurá-lo em termos de sistema métrico (ou inglês), pode verificar o preço do combustível nos Estados Unidos e colocá-lo na configuração apra ter idéia do gasto com combustível (se veruificar o consumo do carro que alugará, o que pode ser feito nas cias. locadoras), pode inculir a velocidade média (que recomendo que nunca seja aquela máxima permitida, mas algo em torno de 30% menos, considerando congestionamentos e paradas, enfim. é uma utilíssima ferramenta para vc que está programando aquelas “road trips” pelos Estados Unidos em sua estada por lá.

    Quero lembrar também, e recomendar, pensar em termos de Havaí, já que estando próxima a Los Angeles, estará também a cerca de 5 horas de vôo de Oahu, onde hoje há opções de hospedagem para todos os orçamentos.

  2. Camila Navarro Says:

    Estava pensando em fazer esse seu roteiro nas próximas férias, mas depois de ler as notícias sobre os conflitos internos que estão ocorrendo na Bolívia dei uma desanimada. Talvez seja melhor deixar pra quando a situação estiver mais estável…

  3. Carla Says:

    Arnaldo, você, como sempre, é de uma gentileza ímpar! Esses elogios, vindos de você, sempre tão cuidadoso com o faz, realmente não têm preço!😉 E vou visitar o Fatos e Fotos de Viagem, sem dúvida! Só li o primeiro capítulo da sua matéria sobre os cruzeiros e estou muito curiosa a respeito dos outros, porque, como você, eu era bastante reticente em relação a esse tipo de viagem… De uns tempos pra cá, me tornei menos inflexível, e já considero que um cruzeiro pode ser uma opção bem interessante para alguns destinos… Talvez até considere a possibilidade de fazer um cruzeiro por outras ilhas do Havaí, caso volte mesmo a Oahu!

    E comecei a brincar com o Trip Planner – ainda não explorei nem um décimo do que ele tem a oferecer, mas achei fácil de lidar, acho que não vou nem precisar te explorar muito…😀

    Sobre o Espelho, aquele lugar é sensacional, não acha? Fiquei encantadíssima!!! Já faço planos de voltar, dessa vez num ritmo mais calmo, para descansar mesmo… Mas acho que não vou postar sobre a Bahia, não – é que mal estou dando conta de fazer um trabalho decente sobre essa viagem à Bolívia e ao Peru, e temos tanta gente competente dando informações sobre a Bahia (começando pelo Riq, né?), que acho que vou deixar passar… Mas talvez eu faça um postzinho sobre os restaurantes, porque trouxe umas dicas apetitosas…😉

    Camila, é importante considerar esse fator, sim. Em julho, quando eu fui, a situação estava muito tranqüila, mas comecei a ficar de olho no noticiário desde que comecei a planejar a viagem… De qualquer forma, se não der pra ir à Bolívia agora, por que não ir apenas ao Peru e aproveitar para conhecer mais do país do que eu tive a chance? Há muito o que conhecer!😀

  4. Camila Navarro Says:

    Carla, minhas férias serão só em maio, mas já fiz milhões de roteiros, pra todos os continentes… hehe Já começo a viajar seis meses antes! Ainda bem que ainda tenho tempo para decidir. Estou achando que vou acabar fazendo um roteiro que sempre quis e vai ficando pra depois: percorrer toda a Estrada Real. Já conheço Congonhas, Tiradentes e São João del Rey, mas percorre-la toda acho que vai ser maravilhoso. Talvez seja melhor eu fazer isso logo, antes que se torne uma lacuna. : ) Mas lendo o seu blog estou encontrando uma monte de “próximas viagens”.

  5. Carla Says:

    Uau, Camila, esse roteiro da Estrada Real é fabuloso! Eu fiz só uma partezinha, porque fui de Ouro Preto a Tiradentes por ela, mas nem conheci muito das cidadezinhas do caminho… De qualquer forma, se você for, não deixe de fazer uma paradinha em Lagoa Dourada, para provar os rocamboles – a cidadezinha é famosa por eles, e são deliciosos!!!

  6. Camila Navarro Says:

    Já fiz essa parada em Lagoa Dourada para isso! Mas com certeza vou parar lá de novo e dessa vez comprar um monte de rocambole para a viagem!!! Fui só de BH a Tiradentes. Na viagem que estou planejando quero poder pelo menos dar um passadinha na maioria das cidades.

  7. Ernesto Says:

    Carla

    Que pena que está tudo tãop bagunçado por lá. Ainda bem que voce aproveitou quando deu.

  8. Carla Says:

    Ernesto, eu vejo o noticiário e só penso nisso… Ainda bem que pude aproveitar antes que houvesse essa confusão! Agora realmente não é um bom momento para quem quiser seguir o meu roteirinho, infelizmente…😦

  9. Arnaldo - FATOS & FOTOS de Viagens Says:

    Bem, ainda insito com sua visita e comentários no FATOS & FOTOS de Viagens…

  10. Carla Says:

    Neste minuto, Arnaldo, neste minuto…😉

  11. Rodrigo Purisch Says:

    Esses resumos, mais o planejamento da sua viagem vão fazer um sucesso danado!

    Que venha o Peru!

    Parabéns pelas 50.000 visitas. Rumo aos 100.000 rapidinho.

    Um abraço

  12. Carla Says:

    Rodrigo, obrigada pelo elogio! Estou preparando os outros resumos no capricho!

    E estou genuinamente impressionada com a velocidade galopante com que esse blog está andando… Fico só imaginando se eu tivesse tempo para me dedicar a ele de verdade!😀

  13. Emília Says:

    Carla, você deu sorte mesmo…o país é bastante instável (eu posso dizer bem isso), mas você conseguiu aproveitar uma janela de tranqüilidade e aproveitar o máximo. Está excelente o teu guia de transportes!
    PS: Hmmm…rocambole de Lagoa Dourada. Quando passei por lá em 2005 comi e ainda levei para comer mais tarde, hehe…Outra tentação um pouco a frente (sentido Congonhas) nesta mesma estrada é o pão de queijo com lingüiça caseira, uma perdição de calorias😀

  14. Carol Wieser | Travel Forever Says:

    Carla,
    Não sei ao certo como acabei achando seu blog… deve ter sido em uma das minhas muitas pesquisas de próximo destino. Enfim, sou viajante declarada e adoro o jeito como escreve e relata seus destinos. Parabéns, não é a toa que já conquistaste 50mil visitas e faço votos que consigas cada vez mais. Virei leitora assídua.

    Abraços

  15. Carla Says:

    Emília, eu dei sorte mesmo com a situação na Bolívia… Me dou conta disso toda hora em que preparo um novo post e contrasto o que eu pude experimentar com o que tenho visto na TV… É uma pena!

    Carol, seja muito bem vinda! E volte sempre, Ok? Não apenas às leituras, mas temabém aos comentários! (Acho que meus amigos blogueiros devem concordar comigo – a gente sente falta das pessoas quando passam muito tempo sem aparecer por aqui…😉 )

  16. Tomás Says:

    Bom dia Carla tudo em?! Dei uma passada em seu blog, pois o Rodrigo Purisch me indicou. Bom estou com um grande problema, gostaria de ver se pode me aconselhar em algo. Estou indo para os USA, Miami. E por alguns motivos não pude comprar a passagem com antecedencia. Agora como vc sabe está um caos e a única opção q está em minhas mãos é a TACA, q tem uma tarifa ótima, porém com várias escalas. Isto até não me importa, gostaria de saber com vc q já viajou pela TACA se o serviço é correto, se tem perigo de comprar passagem pelo site e não ter avião no dia, estas coisas. Muitissimo obrigado aguardo resposta

  17. Carla Says:

    Tomás, eu adorei a TACA!!! Também estava um pouco ressabiada com a ótima tarifa que tinha encontrado, mas absolutamente não tenho queixas. E olha que eu tive um baita contratempo, um vôo cancelado! (Por motivos alheios à companhia, fique tranqüilo…) Enfim, se a questão das escalas não te incomoda, eu recomendo, sim! Achei os aviões mais confortáveis do que esperava, assim como o serviço de bordo – e a TACA é uma companhia séria, não é dessas que deixa o passageiro na mão, não…

  18. Tomás Says:

    Aaa que bom saber intão fico mais tranquilo de comprar agora. So tem um problema o site da TACA é extremamente louco. Tem hora que a passagem esta U$800, 5 minutos depois esta U$1500 não consegui entender isso.

  19. Carla Says:

    Tomás, acho mais seguro estudar os vôos pelo site e cotar com um bom agente de viagens – eles sempre têm acesso às melhores tarifas, acho mais garantido!

  20. Alberto Says:

    Querida Carla, estou a procura de uma amiga que por informações que tive sofreu um acidente e está hospitalizada em estado grave, o nome dela é Camila Navarro de Belo Horizonte, vi aqui pelo seu blog que vc teve conversas com ela, gostaria de lhe pedir caso vc tenha um contato telefônico dela, somos amigos e tinha o nº do celular dela, mas esse telefone foi roubado no Rio e ela ainda não havia comprado outro, só tínhamos contato pelo msn. Se vc puder me ajudar ficaria muito grato, pois estou desesperado a busca de notícias de minha amiga.
    Um grande abraço !!!!

  21. Camila Navarro Says:

    Carla, creio que houve algum engano… O Alberto parece estar se referindo a mim, mas a pessoa que ele procura com certeza não sou eu.

  22. Carla Says:

    Alberto, boa sorte na busca pela sua amiga, espero que ela fique bem. A nossa Camila daqui é apenas uma xará dela…

    Camila, que bom que você deu notícias tão depressa!

  23. Carla Says:

    Queridos, este blog foi desativado e está fechado para comentários. Todos os posts e respectivos comentários foram transferidos para a nova casa do Idas & Vindas, em http://www.idasevindas.com.br . Aguardo lá a sua visita!

Deixe uma resposta

