Dicas da Bolívia – Balanço Geral: Alimentação

A Bolívia foi uma grande surpresa para mim no quesito alimentação. Por mero desconhecimento e um pouco de preconceito (assumo, né, fazer o quê…) eu não contava que a comida me agradasse muito – esperava temperos carregados e sabores “exóticos” no mau sentido… ;-)

Pois bem, dou a mão à palmatória e a cara a tapa… :lol: A culinária boliviana me conquistou de imediato. É uma cozinha delicada, com base em uma enorme variedade de frutas, legumes, verduras e grãos – só de batatas eles produzem mais de 200 tipos diferentes!!! (Fiquei pensando nas nossas “batatas” – e similares – e não consegui sair do básico: batata inglesa, batata doce, batata baroa, aipim, inhame… Alguém sabe de outras mais? Será que temos tão pouca variedade assim?!? :P )

Mas é verdade que a minha amostragem foi bastante limitada… Passamos poucos dias no país, fizemos nossas refeições em bons restaurantes, evitamos comer na rua. Embora haja por toda La Paz uma quantidade imensa de barraquinhas vendendo empanadas e salteñas, e o cheirinho fosse delicioso, não confiei o suficiente na higiene para provar esses petiscos na rua, não…

Provei depois as empanadas bolivianas em uma lanchonete da Peatonal próxima à Plaza Murillo – e achei deliciosas! São completamente diferentes das argentinas e das chilenas: a massa é um pouco mais seca, mais crocante, e o formato mais arredondado; regulam em tamanho com as argentinas, e são menores que as chilenas; normalmente são assadas, como na Argentina, enquanto no Chile costuma-se fazer bastante a empanada frita; e o sabor mais comum é o queijo, enquanto na Argentina a empanada mais típica é a de carne. Enfim, acho que isso basta para dar início ao Tratado Portilho sobre as Empanadas… :lol:

Os preços em geral também são bastante convidativos. Aqui vão alguns exemplos, em bolivianos (para converter rapidamente para real, basta dividir por 4):

  • 1 garrafa de água mineral (500 ml): 3b
  • 1 refrigerante em lata: 5b
  • Lanche de empanada com café ou chá: 5b
  • Jantar no Utama (La Paz), com sobremesa mas sem vinho: 94,50b
  • Almoço no Peña Colonial (Copacabana), sem sobremesa: 26,60b

img_0020.JPG img_0026.JPG Os maravilhosos lagostins do Utama… hummm!!!

img_1108.jpg img_1109.jpg O delicado spaghetti com truta do lago do Peña Colonial

Um dos restaurantes de que mais gostamos foi o Kota Kahuaña, do Hotel Rosario del Lago em Copacabana – mas desse não sei o preço, pois a nossa hospedagem incluía pensão completa.

img_1077.jpg img_1071.jpg O restaurante Kota Kahuaña…

11-food-8.jpg img_1073.jpg img_1074.jpg … e suas delícias de dar água na boca… ;-)

Ainda volto com um balanço geral do roteiro e depois seguimos rumo ao Peru!!! :D

About these ads

15 Respostas to “Dicas da Bolívia – Balanço Geral: Alimentação”

  1. Abel Says:

    Muito boas as sua informações. Estou registrando tudo pois no inicio de 2008 irei a La Paz, Santa Cruz de La Sierra e Sucre para completar minhas conclusões sobre “os malucos” que começou aqui mesmo no Brasil onde moro, passou por Cuba, depois Venezuela e em 2008 na Bolívia do cocaleiro Evo.

  2. Emília Says:

    Impressionante como é barato…eu só tive a oportunidade de uma refeição, que foi no Utama, mas não me lembrava muito dos preços.

  3. Camila Says:

    Bem que a situação por lá podia se ajeitar logo para eu poder seguir os seus passos por aquelas bandas… :lol: Ainda mais com esses preços, dá vontade de ir correndo!

  4. Alexandre Says:

    Sobre batatas: ainda tem a de casca rosada, menos úmida, e a batata yacon, que parece pêra.
    Realmente as coisas são bem baratas, pena que atualmente as coisas estejam tumultuadas.

    Carla, aproveitando o comentário, desejo um feliz natal e um 2008 fantástico! Que você possa viajar para todos os lugares que quiser!

    Bjs!

  5. Carla Says:

    Os preços na Bolívia são mesmo inacreditáveis… Eu brincava muito com a minha tia, que viajou comigo, que tínhamos que aproveitar pra brincar de milionárias… ;-)

    Alexandre, obrigada pela contribuição quanto às batatas! Acho que não conheço essa de casca rosada, e tinha me esquecido por completo da yacon!

    E, aproveitando o ensejo, um ótimo Natal para todos! :D

  6. Diogo Says:

    Demais hein Carlinha!! Me abri pra culinária boliviana, hehehe… Curto experimentar coisas diferentes. Gosto de sentar à mesa sem saber direito o que vou encontrar. Curti mesmo :-)

  7. Meilin Says:

    Carla, tomara que papai noel traga todos os teus desejos realizados no saquinho dele, inclusive alguns projetos arrojados. Um grande beijo e feliz 2008 procê ;-)

  8. Carla Says:

    Diogo, a Bolívia seria um prato cheio – com trocadilho, claro!!! :lol:

    Meilin, feliz Natal e um ótimo 2008 pra você também!

  9. Carol Wieser | Travel Forever Says:

    Empanadas, Hum…
    Salteñas, Hum…
    E os lagostins do Utama?!?! Hummmmmm… parecem Maravilhosos mesmo!
    Tô com água na boca! Acho que domingo vou dar uma passadinha na feirinha do largo aqui em Curitiba para ver se acho as empanadas… só pra matar um pouco a vontade, pois eu imagino que igual só indo pra Bolívia!

    Carla, desejo à você um ótimo Natal e um ano novo cheio de realizações!

    Abraços

  10. Carla Says:

    Fico com água na boca só de escrever o post, Carol… ;-) Um bom Natal e um feliz 2008 pra você também!

  11. Ernesto Says:

    Feliz natal e feliz ano novo!

  12. Carla Says:

    Boas festas para você também, Ernesto!

  13. Fabi Says:

    Olá

    Como FILHA DE BOLIVIANOS me sinto muito lisongeada por ver todos esses comentários e de ler esse incrível texto que a Carla escreveu . Nunca fui a bolívia ;-) Mas minha mamá sempre fez esses pratos deliciosos aqui em casa . Querem uma dica lá no bairro do bresser tem uma rua chamada COIMBRA , onde há vários restaurantes bolivianos , onde vcs poderão provar de diversas iguarias . Bem como na PLAZA KANTUTA que fica próximo ao metrô Armênia , e tem até música ao vivo . Recomendo : Picante de pollo e boñuelo com hapi .Besos

  14. Carla Says:

    Puxa, Fabi, fico super feliz de ler isso!!! Eu fiquei encantada com a Bolívia, com o tanto de beleza e cultura que o país tem a oferecer… E, olha, eu no seu lugar, não perderia tempo e iria assim que possível conhecer a terra dos seus pais! ;-)

  15. Carla Says:

    Queridos, este blog foi desativado e está fechado para comentários. Todos os posts e respectivos comentários foram transferidos para a nova casa do Idas & Vindas, em http://www.idasevindas.com.br . Aguardo lá a sua visita!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: