Pisac

Outro dia mesmo eu estava comentando com o Arthur, lá no Agora Vai, como cada viagem acaba sendo diferente da outra, ainda que se vá para o mesmo destino. Muitas vezes é o ponto de vista que muda, outras vezes são pequenas escolhas que somos levados a fazer…

No meu caso, a escolha de roteiro que precisei fazer foi relativa ao Valle Sagrado… Quem entra aqui no blog, mesmo que de vez em quando, já deve ter ouvido a minha ladainha sobre uma hérnia de disco que eu arranjei há uns 3 anos – e sabe que eu sempre preciso me entender com essa minha “companheira de viagem” para que ela fique quietinha e não resolva dar sinal de vida nos momentos menos apropriados…

Pois nós tínhamos resolvido ir ao Valle Sagrado no dia seguinte à ida a Machu Picchu… A intenção foi boa, mas só durou até as ruínas de Pisac…😉 Em Pisac a “companheira de viagem” começou a reclamar e eu achei melhor ser sensata, abdicar do resto do passeio e voltar a Cuzco para ter um dia mais tranqüilo. Mas ainda bem que o Arthur fez um post super bacana sobre o Valle Sagrado, que vai ajudar bastante àqueles que estão planejando seus roteiros – e a Camila deve postar sobre o Valle também logo, logo.

Minha contribuição aqui se resume, portanto, às ruínas de Pisac… A intenção inicial era visitar o mercado indígena, que só acontece aos domingos, terças e quintas. Chegamos a Cuzco em um domingo, fomos a Machu Picchu em uma terça e seguiríamos para Lima na quinta – ou seja, planejei maaaaaaal…😉

Infelizmente, o guia que tivemos nesse passeio não foi muito pródigo em informações… E eu também confesso que já não estava prestando muita atenção… Sugiro que vocês façam o mesmo que eu acabo de fazer: dar uma lidinha básica no verbete da Wikipedia!😆 (Inseri o link para o verbete em inglês, porque o português tá pobrinho… )

E vamos então ao passeio! Ao chegar a Pisac, o que primeiro atrai o olhar do visitante é a paisagem, o espaço aberto e grandioso:

Para onde se olha há vestígios das construções dos Inca Pisac…

Para chegar às ruínas propriamente ditas, em especial às do Templo do Sol, é preciso dar a volta na montanha e subir pelo outro lado. A trilha é estreitinha e começa suave, depois vai ficando mais puxada, principalmente quando chegamos aos degraus… (Sério que eu achei essa trilha um perigo, lá nas alturas e completamente desprotegida!)

Mas as paisagens ao longo do caminho são belíssimas…

… e a vista da cidadela de Q’allaqasa é de tirar o fôlego:

Chegamos então ao topo! E, apesar do esforço constante para banir a multidão das fotos, dessa vez a alta temporada foi mais poderosa do que a minha habilidade…😉

Mas, com um pouquinho mais de paciência, foi possível conseguir algumas fotos quase desertas…

O próximo passo foi nos desgarrarmos do grupo e tomarmos um táxi de volta a Cuzco, onde um saboroso almoço e uma Cusqueña bem geladinha coroaram o esforço…😉 Minha sugestão, mesmo para aqueles que têm colunas e joelhos perfeitos, é evitar fazer Machu Picchu e o Valle Sagrado em dias consecutivos, se for possível – só pra lembrar o velho ditado, que diz que é melhor prevenir…

23 Respostas to “Pisac”

  1. Camila Says:

    Carla, suas fotos de Pisac estão lindas!!!! Eu também achei a trilha um pouquinho perigosa, assim como várias outras atrações na Bolívia e no Peru. E ainda por cima pegamos chuva no Valle Sagrado, acredita?

  2. Belizia Says:

    Oi, tudo bem,Carla?

    Estou acompanhando seu blog e me deparei com algo que me perturba tanto quanto à vc: a hérnia!
    Vi que tem uma hérnia, como faz pra carregá-la nas suas viagens? A sua mochila, quanto pesa? Usa algum calçado mais especial?

    Vou fazer um mochilão no início do ano que vem e estou um pouco preocupada com a minha coluna, não sei se vai aguentar bem.

    Poderia me contar suas experiência com a hérnia em viagens..:)

    Oobrigada!

  3. Carla Says:

    Belizia, essa nossa “companheira” é um caso sério, né?😉

    Olha, eu já desisti de carregar mochila há tempos… Viajo com o mínimo possível de peso na bagagem de mão, e tenho uma mala com rodinhas independentes, que posso empurrar ou puxar até sem inclinar, se for preciso. Claro que isso me limita um pouco nos traslados de / para aeroportos e estações de trem, porque acabo só andando de táxi nessas ocasiões, e nunca usando o transporte público para não correr o risco de ter que carregar a mala em alguma escadaria…

    Sobre os calçados, quando estou viajando uso um bom tênis para caminhada o dia todo – e sempre um que tenha um ótimo sistema de amortecimento, porque a pior coisa para a coluna é o impacto. Às vezes, quando está muito quente, até uso uma sandália, mas sempre com pouco salto e nunca para andar o dia todo. À noite, deixo um pouco a prudência de lado e uso um sapato ou bota, dependendo do clima, mas procuro não passar do salto médio.

    Agora, se você pretende fazer um mochilão, acho que a primeira pessoa com quem você precisa trocar idéias é o seu médico, viu? Peça a ele para te recomendar atividades físicas que possam preparar a sua musculatura pra agüentar o tranco. Os exercícios na água são uma panacéia pra quem sofre da coluna – e eu também faço Pilates, que é outra maravilha!

  4. Carla Says:

    Concordo, Camila! Em várias ocasiões eu senti falta de um “guard rail” nas trilhas, principalmente considerando que são tantas pessoas nas trilhas que os guias não dão conta de ajudar a todos…

  5. Arthur Says:

    Superlegal o post, Carla, mesmo com sua “companheira” indesejável, você conseguiu ver bastante coisa que eu não vi. É o que a gente estava comentando, uma viagem complementa a outra.

  6. Carla Says:

    Arthur, e além de tudo é super gostoso ler um relato de outra pessoa sobre um lugar onde já fomos… O olhar, principalmente, difere do nosso, e isso aparece nos aspectos que a pessoa escolhe contar, nos ângulos que escolhe para as fotos, acho sensacional! Adorei ler a sua história, estou amando ler a da Camila…

  7. Dani S. Says:

    Carlinha, as fotos estão fantásticas (e o relato também)! Nos EUA, eu sempre fico sem graça de recomendar o Death Valley, porque não é todo mundo que gosta de deserto. Eu devo confessar que tenho um fraco por eles… Boa viagem em Buenos Aires!

  8. Carla Says:

    Dani, eu acho que você ia adorar ir ao Atacama, então…😉

  9. Arthur Says:

    Concordo, a Dani deve ir ao Atacama já!

  10. Carla Says:

    Ela não ia AMAR, Arthur? Dani, o Atacama é ainda mais lindo do que o Death Valley… e oferece passeios mais variados! (Apesar de que aquela Badwater Basin é o seguinte, hein?😉 )

  11. Arthur Says:

    Ficamos assim: Atacama para a Dani e não se fala mais nisso.

  12. Carla Says:

    Apoiadíssimo!!!😀

  13. Dorothy Says:

    Comprei bilhete TAM São Paulo / Maceió sem escalas vôo 3164 de 16 de Julho. Só que a TAM – voadora que mais desrespeita o usuário – cancelou o referido vôo e transferiu todos os passageiros para o vôo 3170 com escala em Salvador e POLTRONAS LIBERADAS. A bagunça foi grande. Muitas brigas e reclamações de todos. E a tripulação mais perdida do que cego em tiroteio sorria com ironia. É o JEITO TAM DE VOAR. Só nos resta esperar a chegada da AZUL. A TAM continua sendo a última opção.

  14. Diogo Says:

    Oi querida!!

    Recebeu o meu recado, que enviei pela Mari Campos?

    Pedi pra vocês registrarem pro Destemperados o Sottovoce e o Bengal. Tem que reservar em ambos😎

    Se tiverem tempo e apetite, será muitíssimo bem-vindo!!

    Bjão

  15. Carla Says:

    Dioguito, a Mari me mandou o recado pelo email, direitinho… Mas eu fiquei desconectada lá direto, e só vi agora quando cheguei…😳 (Mas, olha, pensamos muito em vocês lá enquanto nos deliciávamos nos nossos encontros…😉 )

  16. Sylvia Says:

    Carla , passa no vem prá caixa🙂

  17. Cristina Says:

    Carla, agora surgiu um convite para ir para o Egito, com mansão para ficar e com deadline… mas essas suas fotos, ai ai, não sei o que faço…;-)

  18. Mirella Says:

    Afe que coisa linda… e se isso foi só a metada… imagina o resto…
    Ai que delicia…
    Adorei estar conhecido um pouquinho do Peru com você!
    bjks

  19. Carla Says:

    Cris, Machu Picchu foi retirada da lista de patrimônios ameaçados… então dá tempo de curtir o Egito (que tem a deadline do convite!) e deixar o Peru para as férias seguintes…😉

    Mirella, isso foi só uma amostra mesmo… O Peru tem muito mais a oferecer do que os poucos lugares onde eu fui – e quando mais eu penso nisso, mais me dá vontade de voltar!

  20. Cátia Says:

    eu tb adorei conhecer o peru no seu
    blog, carla

    bjs

  21. Mariana Says:

    Oiii Carla!! Tudo bom??
    Entao, eu tenho uma perguntinha pra ti!! Sei que cheguei meio atrasada, que tu postastes em JULHO, e ja estamos em dezembro, mas nao custa tentar!!!

    Eu estAVA planejando fazer a trilha inca a Machu picchu (tradicional, 4 dias 3 noites) so que me deparei com um medo pavoroso quando o assunto é: trilhas com abismos, penhascos. Me diga de verdade, por favor, é realmente apavorante?? Li em um site que é punk, que tem varios trechos que dao muito medo, e q quem tem panico nao consegue passar por ser super estreito, e ao lado ter o bendito “buraco” .. até que ponto isso é verdade???

    Espero que tu pegues esse comment…..
    Obrigada desde entao.
    bjs, Mari

  22. Carla Says:

    Puxa, Mariana, eu não fiz a trilha inca, não… Só fiz mesmo essa trilha de Pisac. Mas, olha, dá um pulinho lá no blog da Emília, http://aturistaacidental.wordpress.com , que escreveu o post especial sobre a Trilha Inca que eu publiquei aqui. Ela com certeza vai poder te ajudar!😉

  23. Carla Says:

    Queridos, este blog foi desativado e está fechado para comentários. Todos os posts e respectivos comentários foram transferidos para a nova casa do Idas & Vindas, em http://www.idasevindas.com.br . Aguardo lá a sua visita!

Deixe uma resposta

