Dicas do Uruguai: Balanço geral – Roteiro

Eu sei, eu sei… Eu disse que não ia mais falar no Uruguai… Mas logo em seguida achei que era necessário repassar o meu roteiro – principalmente porque várias pessoas têm usado o blog como fonte de informação para planejar suas próprias viagens ao Uruguai, e eu espero que elas façam viagens ainda melhores do que foi a minha! 😉

Aqui vai então um resuminho do meu roteiro com comentários:

1o. dia: Chegada ao porto de Montevidéu por volta de meio-dia; Ida para Punta del Este pela Ruta Interbalnearia, em carro alugado. Prolongar a viagem de carro para conhecer os balneários do caminho tem seus prós e contras… Eu gostei muitíssimo de ir a Piriápolis, por exemplo – mas é preciso ter em mente que essas paradas ao longo do caminho significam uma tarde a menos em Punta.

2o. e 3o. dias: Punta del Este; Volta para Montevidéu no fim da tarde do 3o. dia. Se eu fosse repetir o roteiro hoje, provavelmente ficaria um dia a mais em Punta. Não que o tempo que reservei à cidade não seja suficiente para visitar os pontos principais – teria sido se eu tivesse tido a sorte de só pegar dias bonitos. Como a chuva me perseguiu, acabei aproveitando menos do que gostaria… Um dia a mais talvez tivesse feito a diferença. Ah, sim, optamos por voltar para Montevidéu no fim do dia por 2 motivos: era sábado de Carnaval, e os hotéis só faziam reservas para o pacote de Carnaval de sábado a quarta; além disso, dormir em Montevidéu custava US$ 30 a menos, em um hotel beeeeem melhor… 😉

4o., 5o. e 6o. dias: Montevidéu. Três dias estão de bom tamanho em Montevidéu – dá tempo de conhecer o Mercado del Puerto, passear pelos parques e praças, visitar o centro histórico, bater pernas pelo comércio da Avenida 18 de Julio e até ir à praia, se alguém se animar…

7o. dia: Colonia del Sacramento. Um dia basta para conhecer o centro histórico de Colonia, é fato. Mas é preciso sair de Montevidéu bem cedinho, porque são quase 3 horas de viagem! Para quem se interessa em visitar os museus e/ou as feirinhas de artesanato, ou mesmo para quem quer descansar um pouco, talvez seja o caso de ficar um dia a mais. Colonia vale a pena!

A verdade é que quanto mais sabemos sobre um lugar, mais curiosos ficamos – pelo menos é assim que funciona comigo… Quando eu voltar – porque eu não tenho a menor dúvida de que vou voltar ao Uruguai um dia para uma terceira visita – vou ficar pelo menos 2 semanas! Vou conhecer melhor a costa ao norte de Punta del Este – La Paloma, Cabo Polonio… Vou me hospedar ao menos por uma noite no Hotel Argentino, em Piriápolis. Vou ficar um dia a mais em Montevidéu, para fazer um bate-e-volta às vinícolas da região de Canelones. Talvez dê a Colonia mais uma noite… Vou com certeza esticar até Carmelo e fazer a extravagância de me hospedar no Four Seasons. E quem sabe não sigo viagem até a região termal de Fray Bentos e Paysandú…

Mas isso sim, fica para uma próxima vez, para um Uruguai revisitado! 😉

17 Respostas to “Dicas do Uruguai: Balanço geral – Roteiro”

  1. nomade Says:

    Parabens pelo blog!
    Os detalhes nos estimulam a fazer as malas!!!
    Abraco

  2. Carla Says:

    Que bom! A idéia é essa mesmo… 😉

  3. Arnaldo - FATOS & FOTOS de Viagens Says:

    Ficou muito legal esse fechamento, o “balanço-resumo” da viagem.

  4. Carla Says:

    Arnaldo, esse elogio pra mim tem peso dois, hein? Sempre me miro no Riq e em você, que foram meus maiores inspiradores pra criar o blog… 😉

  5. Diego Says:

    Carla, vou para o Uruguai e Argentina em Agosto. Estou planejando a viagem, mas tenho algumas dúvidas, principalmente sobre a travessia de Buquebus do Uruguai para a Argentina. Gostaria de saber como funciona a alfândega na chegada a Buenos Aires. É o mesmo procedimento do aeroporto? Obrigado e parabéns pelo blog. Tem me ajudado bastante!

  6. Rosa Says:

    Diego, fiz esse roteiro da Carla, em janeiro/fevereiro-2008, deu tudo certo, só um detalhe, eu não levei passaporte e resolvi usar a identidade, não é uma boa. Cada entrada você fica com um recibo e tem que guardar todos eles para a sua volta ao Brasil, pra não correr o mesmo risco que eu e o meu marido, de perder um desses pequenos recibos e pagar uma multa de US30,00 ( acho que é esse o valor) para poder embarcar, leve o seu passaporte, todas as entradas e saidas são carimbadas e você não vai ter nenum problema. No Buquebus o processo de carimbo da entrada e saida é parecido com o de aeroporto, tudo tranquilo.

  7. Gisele Says:

    Gente, estarei dando uma esticadinha no Uruguay em julho. Não estou encontrando, como acontece facilmente com Mendoza, sites relacionados a visitação de Canelones e suas vinícolas. Alguém já foi? É fácil em Montevideo achar agências que ofereçam o passeio?

  8. Ronaldo Says:

    me leva junto da proxima vez??

  9. Cecília Says:

    Carla, você já foi à Bolívia e ou Venezuela?

  10. Cecília Says:

    E a Colombia?

  11. Carla Says:

    Diego, como disse a Rosa, é mesmo tudo parecido com o aeroporto, pode ir tranqüilo.

    Cecília, eu já estive na Bolívia 2 vezes. Na primeira, fui apenas a Puerto Suárez, na fronteira com o Brasil na altura de Corumbá. No ano passado, visitei La Paz e Copacabana, mas fiquei pouco tempo. Não conheço nem a Colômbia nem a Venezuela…

  12. Carla Says:

    Gisele, eu também não encontrei muitos sites de visitas a vinícolas quando estava preparando a minha viagem ao Uruguai. Por fim, acabei parando de procurar porque cheguei à conclusão de que nem teria tempo para visitar nenhuma. Mas uma vez em Montevidéu, acho que você não terá problemas para encontrar maiores informações, não – há inúmeras agências de turismo na Avenida 18 de Julio, além de um serviço de informações turísticas no aeroporto de Carrasco.

  13. Osmar Jr. Says:

    Olá Carla!
    Realmente seu site é imperdível. Boa sorte na nova casa (Abril).
    Nas dicas do Uruguai senti falta do ítem compras. Gostaria de saber os lugares recomendados e outras dicas de compras imperdíveis (se é que há).
    Um abraço,
    Osmar Jr.

  14. Carla Says:

    Osmar, eu nunca incluo uma parte de compras nas dicas porque quase nunca faço compras nos lugares onde vou… 😉 E tudo o que acabo comprando é meio por acidente, são roupas, objetos e outras coisas em que bato o olho e gosto. Mas dificilmente vou a um lugar em busca das compras, então fica difícil dar alguma dica quando eu mesma sou uma negação no assunto…

    O Uruguai, então, visitei no Carnaval, as lojas do centro de Montevidéu estavam quase todas fechadas… O que sei que vale a pena por lá são as roupas de inverno, nas lojas da Ave.18 de Julio, o artesanato da Manos de Uruguay (uma cooperativa de artesãos na Plaza Cagancha), o vinho (comprei no supermercado mesmo), e couro (mas não tenho nenhum lugar específico para indicar, não).

    Se você gostar de antigüidades e miudezas, vale uma visita à Feira de Tristán Narvaja, no centro de Montevidéu, aos domingos. Também aos domingos há uma feirinha no Parque Rodó e no Mercado del Puerto.

  15. Douglas Oliveira Says:

    Carla,

    Comprei uma passagem promoção da TAM SP – Montevideo de 1/5 a 5/5/2009.

    Qual seria a sugestão de roteiro para este período?

    Eu já conheço Buenos Aires, Mendoza, Santiago e arredores.

    Obrigado,

    Beijo,

    Douglas.

  16. Carla Says:

    Você tem pouquinho tempo, Douglas, eu te sugeriria ficar por Montevidéu mesmo e fazer um bate-e-volta a Punta del Este ou a Colonia del Sacramento. Se você tiver muita, mas muita disposição mesmo, e dependendo do horário em que o seu vôo chega no primeiro dia e parte no último, dá pra ir a Punta no segundo dia e a Colonia no quarto… Mas veja bem, essa é uma opção super corrida, só serve mesmo para quem tiver uma super vontade de aproveitar bem o tempo!

  17. Carla Says:

    Queridos, este blog foi desativado e está fechado para comentários. Todos os posts e respectivos comentários foram transferidos para a nova casa do Idas & Vindas, em http://www.idasevindas.com.br . Aguardo lá a sua visita!

Deixe um comentário